Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66321
Compartilhe esta página
Título: | As vozes das professoras sobre os livros de imagens e seus usos nas práticas do letramento literário. |
Autor(es): | CONCEICAO, Susana Silva da |
Palavras-chave: | Imagens; Livros de Imagens; Professoras; Letramento Literário |
Data do documento: | 19-Ago-2025 |
Citação: | CONCEICAO, Susana Silva da. As vozes das professoras sobre os livros de imagens e seus usos nas práticas do letramento literário.2025. Trabalho de Conclusão de Curso - Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | As imagens carregam um papel fundamental no desenvolvimento das sociedades constituídas ao longo do tempo, até chegar na era contemporânea. Os caminhos que essas imagens percorreram até ganharem um lugar nos livros delimita um longo processo histórico e de evolução humana, carregando símbolos e códigos fundamentais para a aquisição de novos saberes culturais, sociais, linguísticos e literários. Sob esse viés, o presente estudo tem como objetivo compreender, a partir do depoimento de professoras, quais as contribuições dos livros de imagens no letramento literário de crianças, e como tais livros são utilizados para atingir esse objetivo. Para tanto, utilizamos estudos sobre os livros de imagens (Camargo, 1995), sobre as concepções de letramento literário (Cosson, 2014) e acerca do uso dos livros de imagens na escola (Nunes, 2021). Ademais, ancorando-nos em uma metodologia de cunho qualitativo, a partir das concepções de Minayo, Deslandes e Gomes (2007), utilizando entrevistas semiestruturadas para a geração de dados e análise de conteúdo (Bardin, 1977) para tratamento de informações. A partir das entrevistas com as professoras que atuam em uma escola de Educação Infantil, na cidade de Sanharó-PE, foi possível observar o papel dos livros de imagens e da mediação docente no desenvolvimento de habilidades como criatividade, imaginação, reflexão e oralidade. Os resultados da pesquisa indicaram como e quando ocorre o uso do livro de imagens pelas professoras, sendo possível observar como são selecionados os livros, como se estrutura seu uso, articulando leitura deleite, reconto de narrativas, atividades de oralização e como as crianças interagem com esse material. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66321 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Susana Silva .pdf | 470,36 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons