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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66316

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Ana Cristina de Souza-
dc.contributor.authorCARNEIRO, Reivan Marinho de Souza-
dc.date.accessioned2025-10-01T12:12:42Z-
dc.date.available2025-10-01T12:12:42Z-
dc.date.issued1998-03-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66316-
dc.description.abstractEsta dissertação trata da análise dos substratos metodológicos - relação objetividade/subjetividade - que constituem o debate da metodologia no Serviço Social, na década de 80, no movimento de continuidade da "renovação profissional" no Brasil. Defendemos o argumento de que, apesar de o Serviço Social pretender romper com as concepções metodológicas tradicionais, convive no debate da metodologia com perspectivas teóricas herdeiras da "tradição marxista", que, de forma complexa, recuperam os pressupostos da racionalidade formal-abstrata ou avança na análise metodológica a partir de uma racionalidade critico-dialética. Para capturar a concepção de metodologia - relação objetividade/subjetividade -que compõe aquele debate e responder em que medida as diferentes perspectivas de interpretação da teoria marxiana reforçaram ou superaram a concepção tradicional de metodologia no Serviço Social, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica a partir da análise imanente de textos de autores da profissão, que foram publicados no Caderno ABESS n.3 - A metodologia no Serviço Social, em 1989. Dentre os textos, destacam-se "Metodologia: uma questão em questão", de Nobuco Kameyama, 'TSÍotas para sistematização da prática e teoria em Serviço Social", de José P, Netto; e o texto " A questão da metodologia no Serviço Social: indicações para o debate", de Marilda V, lamamoto, A partir da análise desses textos, evidenciamos uma dualidade na apreensão da concepção de metodologia: uma posição que define metodologia como processo de reprodução intelectiva da realidade, em que a razão procura resgatar a objetividade do ser em sua totalidade complexa, tendo como referência o próprio ser, e uma segunda posição em que a elaboração teórica se estrutura enquanto um modelo que recupera o ser em sua forma imediata, empírica. Com isso, o debate demonstra avanços em termos da critica à herança metodológica tradicional e recupera aspectos dessa metodologia, não superando a dicotomia entre objetividade e subjetividade no processo de apreensão da realidade e do Serviço Social.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAnálise metodológica - Serviço Social;pt_BR
dc.subjectRelação objetividade/subjetividade;pt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.titleMetodologia no Serviço Social : uma questão em debatept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3664894923683999pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Servico Socialpt_BR
dc.description.abstractxCette dissertation aborde Tanalyse des substrats methodologiques - rapport objectivité/subjectivité - qui constituent le débat de Ia méthodologie dans le Service Social, au cours des années 80, dans le mouvement de continuité de Ia "rénovation professionnelle" au Brésil. Nous défendons Targument selon lequel le Service Social, malgré sa prétention à rompre avec les conceptions méthodologiques raditiormelles, est confronté, dans le débat de Ia méthodologie, avec les perspectives théoriques héritières de Ia "tradition marxiste", lesquelles, de manière complexe, récupèrent les à priori de Ia rationalité formelle abstraite ou font des progrès dans Tanalyse méthodologique à partir d'une rationalité critique-dialectique. Pour saisir Ia conception de méthodologie - rapport bjectivité/subjectivité qui compose ce débat, et pour répondre dans quelle mesure les différents perspectives d'interprétation de Ia théorie marxienne ont renforcé ou dépassé Ia conception traditionnelle de méthodologie dans le Service Social, nous avons développé une recherche bibliographique à partir de Tanalyse immanente de textes d'auteurs de Ia profession, publiés dans le Cahier ABESS n. 3 - Za Méthodologie dam le Service Social, 1989. Parmi ces textes, nous ont paru remarquables "Méthodologie; une question en question", de Nobuco Kameyama; "Notes pour une systématisation de Ia pratique et de Ia théorie du Service Social", de José P. Netto; et "La question de Ia méthodologie dans le Service Social: indications pour le débat", de Marilda lamamoto. A partir de Tanalyse des ces textes, nous avons mis en évidence une dualité en évidence une dualité dans Tappréhension de Ia conception de méthodologie. Une position qui définit Ia méthodologie comme étant um processus de reproduction intellective de Ia réalité, dans laquelle Ia raison s'efForce de restituer 1'objectivité de Têtre dans sa totalité complexe, ayant Têtre lui-même comme référence, et une deuxiéme position oú Télaboration théorique se structure en tant que modèle qui récupère Têtre dans as formme immédiate, empirique. Ainsi, le débat fait montre des progrès en termes de critique à 1'héritage méthodologie traditionnel et récupère quelques aspects de cette méthodologie, sans dépasser Ia dichtomie entre objectivité et subjetivité dans les processus 'appréhension de Ia réalité et du Service Social. INTRODUÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

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