Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6630
Título: Propostas para a gestão ambiental na construção de gasodutos urbanos com base na Norma NBR ISO 14001
Autor(es): Roberto Rezende Menezes, José
Palavras-chave: Gestão ambiental; Construção de gasodutos; NBR ISO 14001
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Roberto Rezende Menezes, José; do Carmo Martins Sobral, Maria. Propostas para a gestão ambiental na construção de gasodutos urbanos com base na Norma NBR ISO 14001. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Políticas Ambientais, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: A perspectiva da rápida e acentuada expansão do mercado de gás natural têm estimulado investimentos em projetos de redes de distribuição de gás, em centros urbanos. No Estado de Pernambuco, que apresenta grande expectativa de consumo, a exemplo de outros no Nordeste, encontram-se diversas obras estruturadoras para o avanço do gás natural, incluindo a construção de ramais de distribuição para áreas industriais, comerciais e residenciais na Região Metropolitana do Recife (RMR). A construção de gasodutos é regulamentada no Brasil por normas rígidas no que tange à tecnologia construtiva. Não obstante, o conjunto das alterações ambientais resultantes dessa atividade de construção não tem sido relevado. Embora a gestão dos processos e produtos - gestão da qualidade - esteja sendo paulatinamente incorporada pelos executores, não está sendo considerada como igualmente importante a gestão ambiental. O objetivo geral deste trabalho é o de formular propostas para que a construção de gasodutos urbanos seja realizada com a gestão ambiental dos aspectos e impactos significativos originados dessa atividade. Para tanto, procurar-se-á tomar como referência os fundamentos e requisitos contidos na norma NBR ISO 14001
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6630
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Gestão e Políticas Ambientais

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8204_1.pdf1,86 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.