Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66292

Compartilhe esta página

Título: Políticas de gestão de pessoas da UFPE e sua influência na motivação extrínseca dos servidores TAE's do CAV : Análise à luz da Teoria da Autodeterminação (Self-Determination Theory- SDT)
Autor(es): SILVA, Patrícia do Nascimento
Palavras-chave: Motivação; Gestão de pessoas; Teoria da Autodeterminação; Servidores públicos
Data do documento: 15-Set-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Patricia do Nascimento. Políticas de gestão de pessoas da UFPE e sua influência na motivação extrínseca dos servidores TAE's do CAV: Análise à luz da Teoria da Autodeterminação (Self-Determination Theory- SDT). 2025. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta pesquisa analisa como as políticas de gestão de pessoas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) influenciam os estados motivacionais extrínsecos dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE’s) do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), sob a ótica da Teoria da Autodeterminação (Self-Determination Theory – SDT), desenvolvida por Deci e Ryan. A motivação extrínseca, segundo essa teoria, se apresenta em diferentes níveis de regulação - externa, introjetada, identificada e integrada -, os quais podem ser estimulados conforme o ambiente institucional e suas práticas de gestão. A pesquisa adota abordagem qualitativa, com base em levantamento bibliográfico, aplicação de formulário estruturado com questões fechadas e abertas junto a servidores TAE’s do CAV, além de análise do Plano Estratégico Institucional sob a ótica da temática de Gestão de Pessoas e entrevista semiestruturada com representante da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (PROGEPE). Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com categorização das respostas e identificação de padrões com base nas interpretações construídas pelos participantes. Os resultados evidenciam que, embora a UFPE possua diretrizes e ações voltadas à valorização, reconhecimento e desenvolvimento dos seus servidores, ainda persistem fragilidades percebidas no que se refere ao feedback da gestão, oportunidades de progressão, ações formativas e alinhamento com valores pessoais. Com base nos achados, a pesquisa propõe recomendações que visam à melhoria das políticas de gestão de pessoas, com foco na promoção de um ambiente mais motivador e alinhado à autonomia, competência e pertencimento. Dessa forma, o estudo contribui para o fortalecimento das práticas institucionais e para o debate sobre estímulos motivacionais no serviço público federal, especialmente no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66292
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISERTAÇÃO Patrícia do Nascimento Silva .PDF4,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons