Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66277

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Josias Ivanildo Flores de-
dc.contributor.authorSANTOS, Marcos Antônio da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-26T20:12:57Z-
dc.date.available2025-09-26T20:12:57Z-
dc.date.issued2024-05-17-
dc.date.submitted2024-10-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Marcos Antonio da Silva. A utilização dos recursos audiovisuais nas práticas de Ensino de Geografia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66277-
dc.description9,0pt_BR
dc.description.abstractA utilização de recursos audiovisuais tem se mostrado uma ferramenta eficaz no ensino de Geografia, permitindo uma compreensão mais clara e interativa dos conceitos e processos geográficos. A introdução desses recursos pode complementar o processo de construção do conhecimento em Geografia, tornando o aprendizado mais dinâmico e efetivo. Por isso, esta pesquisa teve como principal objetivo abordar a utilização de recursos audiovisuais nas práticas de ensino de Geografia. Para alcançar este objetivo, foi realizado um estudo bibliográfico, a partir do levantamento de literaturas, sob análise qualitativa. Os resultados da pesquisa mostraram que o uso de audiovisualidades, como jogos eletrônicos e plataformas gamificadas, é uma estratégia cada vez mais presente no ensino da Geografia. Além de permitir que os estudantes visualizem conceitos e processos geográficos de forma mais concreta e dinâmica, esses recursos possibilitam o acesso a informações e experiências que vão além das vivências cotidianas dos alunos. Concluiu-se que essa abordagem pode ajudar a desenvolver habilidades importantes, como a análise crítica e a compreensão de diferentes culturas e perspectivas geográficas. No entanto, é fundamental que os educadores utilizem essas ferramentas de forma complementar e equilibrada, combinando-as com outras formas de ensino para garantir uma formação completa e abrangente aos alunos.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAudiovisualidadespt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectRecursospt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleA utilização dos recursos audiovisuais nas práticas de Ensino de Geografiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Francisco Kennedy Silva dos-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3573812011814741pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5729938690147213pt_BR
dc.description.abstractxThe use of audiovisual resources has proven to be an effective tool in teaching Geography, allowing a clearer and more interactive understanding of geographic concepts and processes. The introduction of these resources can complement the knowledge construction process in Geography, making learning more dynamic and effective. Therefore, this research had the general objective of addressing the use of audiovisual resources in Geography teaching practices. To achieve this objective, a bibliographical study was carried out, from the literature survey, under qualitative analysis. The research results showed that the use of audiovisualities, such as electronic games and gamified platforms, is an increasingly present strategy in the teaching of Geography. In addition to allowing students to visualize geographical concepts and processes in a more concrete and dynamic way, these resources provide access to information and experiences that go beyond the students' daily experiences. It was concluded that this approach can help to develop important skills such as critical analysis and understanding of different cultures and geographic perspectives. However, it is essential that educators use these tools in a complementary and balanced way, combining them with other forms of teaching to ensure complete and comprehensive training for students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5729938690147213pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATA TCC ASSINADA.pdf390,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
TCC FINALIZADO.pdf498,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons