Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66261
Compartilhe esta página
Título: | Repercussões da avaliação na aprendizagem e no ensino da matemática: uma revisão narrativa de literatura |
Autor(es): | NASCIMENTO, Vanessa Maria do |
Palavras-chave: | Avaliação; Metodologias Ativas; Práticas Pedagógicas; Ensino de matemática |
Data do documento: | 14-Ago-2025 |
Citação: | NASCIMENTO, Vanessa Maria do. Repercussões da avaliação na aprendizagem e no ensino da matemática: uma revisão narrativa de literatura. 2025. trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar processos docentes de ensino, aprendizagem e avaliação no ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental II, por meio de uma revisão narrativa da literatura. A avaliação é compreendida, segundo autores como Hoffmann (2005), Luckesi (2000) e Freitas (2014), como um processo formativo, contínuo e integrado ao ensino, que deve ir além da verificação de resultados e assumir uma função pedagógica. Dessa forma, ela se configura como um instrumento de escuta e diagnóstico, que considera os erros como parte essencial da construção do conhecimento e respeita os diferentes tempos e formas de aprendizagem dos alunos. A partir dessa concepção, defende-se, neste trabalho, processos de ensino e aprendizagem fundamentados em autores como Weber et al. (2021), Braga (2020), Mendes (2018) e Baumgartel (2016), que propõem metodologias mais participativas, investigativas e contextualizadas. Nos processos de ensino, destacam-se estratégias como resolução de problemas, modelagem matemática, jogos didáticos e projetos, que tornam o ensino mais significativo. Já no campo da avaliação, embora essas metodologias possam ser adaptadas para avaliar, o que se enfatiza é o uso de instrumentos que valorizem o acompanhamento contínuo, a escuta atenta e o desenvolvimento progressivo dos alunos, em lugar de práticas classificatórias e excludentes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66261 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Vanessa Maria do Nascimento. (1).pdf | 407,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons