Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6626
Título: Contribuição às técnicas de locação de poços em terrenos de rochas cristalinas do semi-árido brasileiro
Autor(es): de Lima Saraiva, Adrianne
Palavras-chave: Geofísica aplicada;Locações de poços;Rocha cristalina;Aqüífero fissural;Semi-árido
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Lima Saraiva, Adrianne; Geilson Alves Demetrio, José. Contribuição às técnicas de locação de poços em terrenos de rochas cristalinas do semi-árido brasileiro. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Este trabalho é resultado de estudos geológicos e geofísicos realizados nas regiões de Carnaubeira da Penha e Alagoinha, situadas na região semi-árida de Pernambucano e sob domínio de rochas cristalinas do Neo e Mesoproterozóico. Os objetivos principais desta dissertação foram compreender os fatores que condicionam poços de boa e má vazão, construídos em terrenos de rochas cristalinas, e com isto tentar melhorar a sistemática de locação de poços, de forma a aumentar o índice de sucesso dos mesmos. Os estudos consistiram na realização de vários perfis geofísicos para reconhecimento geral e de detalhe, através da utilização dos métodos de eletromagnetismo (VLF), eletroresistividade e geotérmico, além da análise de fotografias aéreas, estudo detalhado da geologia de campo e análise de variograma. Os resultados alcançados mostraram que os fatores que condicionam a descarga de um poço, em terrenos de rochas cristalinas no semi-árido, não são os mesmos para todos os locais, havendo, portanto, a necessidade de uma caracterização geral e detalhada da geologia da área de locação do poço. Verificou-se também que o estudo de reconhecimento geofísico geral é insuficiente para se locar um poço para abastecimento, sendo necessárias realizações de perfis de detalhe nos locais que se mostrarem mais favoráveis, no reconhecimento geral, ao acúmulo de água
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6626
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Geociências

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6882_1.pdf3,5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.