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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66236

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Simone Cristiane dos Santos-
dc.contributor.authorFALCÃO, Pedro Augusto de Almeida-
dc.date.accessioned2025-09-25T15:03:31Z-
dc.date.available2025-09-25T15:03:31Z-
dc.date.issued2025-06-26-
dc.identifier.citationFALCÃO, Pedro Augusto de Almeida. A efetividade do PBL no ensino de sistemas de informação: uma Análise longitudinal Ex Post Facto. 2025. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66236-
dc.description.abstractA entrada de novos profissionais no mercado de trabalho de Computação está cada vez mais competitiva, exigindo inúmeras competências técnicas, não-técnicas e experiência prática. Na Academia, a formação ainda possui um viés majoritariamente técnico e teórico, limitando o estudante quanto às demandas exigidas e não cativando seu interesse. Por outro lado, os docentes precisam se adaptar constantemente aos avanços tecnológicos, enquanto mantêm o engajamento discente e os preparam para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que lidam com as limitações estruturais, sobrecarga de turmas com números excessivos de alunos e a cobrança contínua por resultados. Diante disso, as metodologias ativas surgem para superar tais lacunas. Este estudo, portanto, visa avaliar a efetividade de uma dessas metodologias, baseada no modelo PBL (Problem-Based Learning), por meio de uma análise longitudinal ex post facto em dezessete turmas de uma disciplina do curso de Sistemas de Informação. A partir de dados coletados com o modelo de avaliação PBL-SEE, os resultados evidenciam a efetividade da aplicação em três níveis: Aprendizagem, Metodologia e Ensino. No nível da Aprendizagem, os estudantes apresentaram evolução significativa nas cinco dimensões avaliadas, com destaque para um crescimento de 16,4% na dimensão de Processo. Análises de correlação também revelaram uma sinergia entre estas dimensões, notavelmente uma associação positiva entre o Resultado final e a Satisfação do Cliente (r = 0,59), além de uma forte correlação entre o domínio de Conteúdo e o Desempenho em competências não-técnicas (r = 0,51). Quanto às competências não-técnicas, Colaboração e Comprometimento foram as mais evidenciadas, enquanto Inovação e Planejamento se mostraram mais desafiadoras. Por sua vez, a Metodologia aplicada demonstrou uma alta maturidade, com valor médio de 8,92 (de 0 a 10) na aderência aos princípios do PBL. O Ensino também foi avaliado como “Bom”, com média de 4,55 (de 1 a 5). Por fim, a partir da percepção discente, uma análise qualitativa de 200 pontos fortes e 105 pontos de melhoria resulta em considerações para o aprimoramento da prática docente e em diretrizes para a adoção de um PBL efetivo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação em Computaçãopt_BR
dc.subjectProblem-Based Learningpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de Competênciaspt_BR
dc.subjectGestão de Competênciaspt_BR
dc.titleA efetividade do PBL no ensino de sistemas de informação : uma Análise longitudinal Ex Post Factopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7969349447808637pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3675858428545219pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxThe entry of new professionals into the Computing job market is increasingly competitive, demanding numerous technical and non-technical skills, and practical experience. In Academia, training still holds a predominantly technical and theoretical bias, limiting students in meeting market demands and failing to capture their interest. Furthermore, educators must constantly adapt to technological advancements, maintain student engagement, and prepare them for the workforce, all while dealing with structural limitations, oversized classes, and a continuous demand for results. Given this context, active learning methodologies emerge to overcome such gaps. This study, therefore, aims to evaluate the effectiveness of one such methodology, based on the Problem-Based Learning (PBL) model, through a longitudinal ex post facto analysis of seventeen cohorts of a course in an Information Systems program. Based on data collected with the PBL-SEE evaluation model, the results show the application's effectiveness across three levels: Learning, Methodology, and Teaching. At the Learning level, students showed significant growth across the five assessed dimensions (Performance, Content, Process, Result, and Client Satisfaction), with a notable 16.4% increase in the Process dimension. Correlation analyses also revealed a synergy between these dimensions, notably a positive association between the final Result and Client Satisfaction (r = 0.59), as well as a strong correlation between Content mastery and Performance in non-technical skills (r = 0.51). Regarding non-technical skills, Collaboration, Commitment, and Evaluation were the most evidenced, while Innovation, Planning, and Self-Initiative proved to be the most challenging. In turn, the applied Methodology showed a high maturity, with an average score of 8.92 (out of 10) in adherence to PBL principles. The Teaching was also rated as "Good" with an average of 4.55 (out of 5). Finally, based on student perception, a qualitative analysis of 200 strengths and 105 areas for improvement results in considerations for the enhancement of teaching practices and guidelines for adopting an effective PBL.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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