Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66233

Compartilhe esta página

Título: Gestão da informação : uma análise do exame nacional de desempenho dos estudantes na Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): LEITE, Dayse Dutra
Palavras-chave: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); Gestão da informação; Gestão do conhecimento
Data do documento: 28-Ago-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LEITE, Dayse Dutra. Gestão da informação: uma análise do exame nacional de desempenho dos estudantes na Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta pesquisa tem como objeto de estudo as informações contidas nos relatórios do Enade disponibilizados às Instituições de Ensino Superior. Embora esses documentos apresentem informações relevantes sobre o desempenho dos estudantes nos cursos de graduação avaliados, grande parte desse conteúdo permanece subutilizado. Diante disso, o estudo buscou responder à seguinte questão: Como a UFPE pode tornar as informações do Enade mais acessíveis e úteis para suas partes interessadas? O objetivo geral foi potencializar a geração de conhecimento sobre a situação dos cursos de graduação da UFPE por meio da gestão estratégica das informações do Enade, alinhando-se às necessidades das partes envolvidas. Os objetivos específicos incluíram: a) Identificar as partes interessadas e seus respectivos interesses nas informações do Enade; b) Propor a institucionalização de um processo de Gestão da Informação do Sinaes, visando transformar informações em ações de melhoria; c) Elaborar diretrizes para a institucionalização de um processo de Gestão do Conhecimento, facilitando o compartilhamento de informações e a geração de insights sobre o processo de ensino e a aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualiquantitativa, baseada em análise documental e aplicação de questionários às partes interessadas. Os resultados indicaram que, apesar da baixa utilização dos relatórios do Enade, há consenso sobre a necessidade de institucionalizar um processo de Gestão da Informação para direcionar melhorias na UFPE. Conclui-se que a institucionalização da gestão da informação pode servir como estratégia para fortalecer a cultura avaliativa e promover a melhoria contínua dos cursos de graduação. Mas a criação do conhecimento somente ocorrerá a partir do envolvimento das partes interessadas no compartilhamento e uso das informações.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66233
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Dayse Dutra Leite.PDF5,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons