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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66230
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FREITAS, Alexandre Simão de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Renata de Camargo Pinto Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-25T14:31:30Z | - |
dc.date.available | 2025-09-25T14:31:30Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Renata de Camargo Pinto Rocha. Corpos em transe e o ethos formativos das práticas de si: uma cartografia imagética das Rodas de Cura do Núcleo Educacional Irmãos Menores Francisco de Assis. 2025. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66230 | - |
dc.description.abstract | A Terra segue sendo pensada como ambiente inerte servindo meramente como pano de fundo ou cenário para o desenvolvimento da vida. Entretanto, nosso planeta tem um sistema de fisiologia próprio e luta para equilibrar a si mesma sempre que ações humanas ensandecidas intervenham contra a sua grandeza. Por fatos evidentes, percebemos que o ser humano e o mundo forjado por ele estão em transe. A percepção é que vivemos em tempos de fim. Com base nesse diagnóstico, a presente Tese problematiza uma questão historicamente subalternizada pelo campo acadêmico da Educação em geral, e da Filosofia da Educação em particular: o lugar dos corpos nos processos formativos. Inspirada pelo ethos da genealogia do cuidado de si desdobrada pelo pensador francês Michel Foucault, a pesquisa focalizou os chamados processos de dessubjetivação enquanto um caminho de pensamento em torno da relação educação-espiritualidade. Mais especificamente, buscou-se problematizar os corpos em transe apreendidos como territórios de uma experiência formativa singular. A investigação de abordagem qualitativa mobilizou uma cartografia imagética. O campo empírico foi o Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis, organização de caráter socioeducativo situada na comunidade do Coque, bairro da cidade do Recife em Pernambuco. Nesse âmbito, acompanhamos uma prática denominada Roda de Cura, na qual sujeitos de diferentes condições sociais, idade, gênero e até mesmo tradições religiosas se encontram entrelaçados em meio a um conjunto de práticas espirituais que agenciam diferentes forças que culminam na experiência de um corpo em transe. A coparticipação atenta permite defender que essas práticas comportam um ethos formativo que parece operar fora dos dispositivos de poder-saber que sustentam os ideais normalizadores que produzem a subjetividade. Isso acontece em razão das práticas movidas pela Roda de Cura ativarem processos de formação que contribuem para descentrar o sujeito da consciência enquanto detentor soberano dos saberes de si, dos outros e do mundo. Ao longo do trabalho, os processos de dessubjetivação emergem na forma de enunciados visuais que visam performar imageticamente as potências transformativas dos corpos em transe. A contemplação desses enunciados visuais foi complementada por meio de conversas orientadas que buscaram tangenciar os efeitos transversalizantes dessas experiências nos modos de vida dos sujeitos que compartilharam suas percepções acerca da Roda de Cura. Os sujeitos indicaram principalmente a força dos signos que são liberados na Roda de Cura, signos que falam de uma espiritualidade que atua descolonizando a formação humana pelo contato com agências-mais-que-humanas, ao mesmo tempo em que fazem florescer novos sentidos para a própria presença do humano no mundo. Vislumbres de uma formação humana menos antropocêntrica e mais afinada com os ritmos cosmológicos da vida. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Corpos em transe | pt_BR |
dc.subject | Espiritualidade | pt_BR |
dc.subject | Práticas de si | pt_BR |
dc.subject | Processos de dessubjetivação | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.title | Corpos em transe e o ethos formativos das práticas de si : uma cartografia imagética das Rodas de Cura do Núcleo Educacional Irmãos Menores Francisco de Assis | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2063987396477063 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5989326759915260 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Earth continues to be conceptualized as an inert environment, merely serving as a backdrop or stage for the development of life. However, our planet possesses its own physiological systems and constantly strives to maintain balance whenever frenzied human actions threaten its grandeur. Given the mounting evidence, it becomes clear that both humanity and the world it has shaped are in a state of trance. There is a prevailing sense that we are living through times of an ending. Building upon this diagnosis, the present dissertation problematizes a theme historically marginalized within the academic field of Education, and more specifically, within the Philosophy of Education: the place of bodies in formative processes. Drawing inspiration from the ethos of the genealogy of care of the self, as developed by the French philosopher Michel Foucault, this research focuses on processes of desubjectivation as a mode of inquiry into the relationship between education and spirituality. More specifically, it seeks to interrogate bodies in trance, understood as territories of singular formative experiences. The qualitative investigation adopted an image-based cartographic methodology. The empirical field was the Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis- NEIMFA, a socio- educational organization located in the Coque community, a neighborhood in the city of Recife, Pernambuco, Brazil. Within this setting, we followed a practice known as the “Healing Circle” (Roda de Cura), in which individuals of diverse social backgrounds, ages, genders, and even religious traditions come together in a shared space of spiritual practices. These practices activate various forces that culminate in the experience of a body in trance. Through attentive co-participation, this research argues that such practices embody a formative ethos that operates outside the dominant power-knowledge apparatuses that sustain normative ideals of subjectivity. This occurs because the practices enacted within the Roda de Cura activate educational processes that help decenter the subject from the consciousness as a sovereign holder of self-knowledge, as well as knowledge of others and the world. Throughout the dissertation, processes of desubjectivation emerge as visual statements aimed at performatively expressing the transformative potentials of bodies in trance. The contemplation of these visual statements is complemented by guided conversations intended to trace the transversal effects of these experiences on the lived realities of the participants who shared their perceptions of the Roda de Cura. The participants predominantly emphasized the symbolic power unleashed in these gatherings—symbols that express a spirituality engaged in the decolonization of human formation through encounters with more-than- human agencies. Simultaneously, they give rise to new meanings regarding the very presence of humans in the world. These are glimpses of a form of human formation that is less anthropocentric and more attuned to the cosmological rhythms of life. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
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