Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6622
Título: Medidas Kappas modificadas para a comparação de mapas temáticos
Autor(es): Marcelo Lopes Tavares, João
Palavras-chave: Variáveis categorizadas;Medidas de Kappa
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Marcelo Lopes Tavares, João; Giampaoli, Viviana. Medidas Kappas modificadas para a comparação de mapas temáticos. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Estatística, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: O estudo de concordância, em relação a variáveis categorizadas, tem sido aplicado a vários contextos e seu uso não é novo. Em 1968, Cohen propôs o coeficiente Kappa Ponderado. Neste trabalho, propomos medidas de Kappas modificadas para a análise de concordância entre mapas temáticos, isto é, provenientes de algum tipo de classificação, a partir da proposta dada por Pontius em 2000. Estudamos o comportamento dessas medidas, através de um conjunto de simulações que fornecem mapas hipotéticos e, realizando as comparações correspondentes, observamos as vantagens delas. Realizamos uma aplicação comparando essas medidas em mapas geográficos referentes ao desflorestamento da região amazônica nos anos de 2000 e 2001. Nossos resultados revelam que as medidas Kappas modificadas propostas são mais estáveis quando se varia a resolução utilizada no experimento, sendo assim, medidas mais confiáveis
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6622
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Estatística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7263_1.pdf704,5 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.