Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66200

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Clarissa Martins de-
dc.contributor.authorSOUZA, Natália Aldeni de-
dc.date.accessioned2025-09-24T18:44:22Z-
dc.date.available2025-09-24T18:44:22Z-
dc.date.issued2025-08-14-
dc.date.submitted2025-09-05-
dc.identifier.citationSOUZA, NATÁLIA ALDENI DE. O papel do profissional de apoio escolar : uma reflexão a partir das políticas de inclusão e acessibilidade de estudantes com deficiência. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66200-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo compreender qual o papel do profissional de apoio escolar a partir dos documentos oficiais. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, de natureza documental, analisando a PNEEPEI (2008), o Plano Estadual de Educação - PE (2015), a Política de Ensino da Rede Municipal do Recife (2015) e o Edital de abertura n° 002/2024. Os resultados obtidos evidenciaram que sua função se estende para além das ações de cuidado pessoal explicitadas nas diretrizes, sendo uma ferramenta fundamental na inclusão de alunos com deficiência. Além disso, notou-se ambiguidades e lacunas normativas que comprometem sua efetiva atuação e põem em risco a qualidade do apoio ofertado.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectProfissional de apoio escolarpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleO papel do profissional de apoio escolar: uma reflexão a partir das políticas de inclusão e acessibilidade de estudantes com deficiênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7219804901251180pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2395569396317875pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Natália Aldeni de Souza.pdf377,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons