Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66200
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAÚJO, Clarissa Martins de | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Natália Aldeni de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-24T18:44:22Z | - |
dc.date.available | 2025-09-24T18:44:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-05 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, NATÁLIA ALDENI DE. O papel do profissional de apoio escolar : uma reflexão a partir das políticas de inclusão e acessibilidade de estudantes com deficiência. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66200 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo compreender qual o papel do profissional de apoio escolar a partir dos documentos oficiais. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, de natureza documental, analisando a PNEEPEI (2008), o Plano Estadual de Educação - PE (2015), a Política de Ensino da Rede Municipal do Recife (2015) e o Edital de abertura n° 002/2024. Os resultados obtidos evidenciaram que sua função se estende para além das ações de cuidado pessoal explicitadas nas diretrizes, sendo uma ferramenta fundamental na inclusão de alunos com deficiência. Além disso, notou-se ambiguidades e lacunas normativas que comprometem sua efetiva atuação e põem em risco a qualidade do apoio ofertado. | pt_BR |
dc.format.extent | 29p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Profissional de apoio escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | O papel do profissional de apoio escolar: uma reflexão a partir das políticas de inclusão e acessibilidade de estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/7219804901251180 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2395569396317875 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Natália Aldeni de Souza.pdf | 377,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons