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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66198

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Título: Argumentação como estratégia pedagógica no processo de alfabetização e letramento
Autor(es): NUNES, Melina Medeiros
Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Argumentação; Educação Básica; Estratégias Pedagógicas
Data do documento: 19-Ago-2025
Citação: NUNES, Melina Medeiros. Argumentação como estratégia pedagógica no processo de alfabetização e letramento. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo propor e validar um plano de atividades que integre a argumentação ao processo de alfabetização na perspectiva do letramento, voltado para turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa, com abordagem descritiva e aplicada, classifica-se como desenvolvimento metodológico, uma vez que resultou na elaboração de um material didático que foi submetido à avaliação de especialistas e potenciais usuários, visando à sua aplicação prática. Fundamentada em referenciais teóricos sobre alfabetização, letramento e argumentação como prática social e discursiva promotora do pensamento crítico, a proposta contempla momentos de leitura compartilhada, debate estruturado, produção textual coletiva e atividades voltadas ao Sistema de Escrita Alfabética, explorando gêneros textuais como notícia, carta e poema. A validação realizada por meio de rubricas avaliativas apontou a pertinência e coerência interna do plano, destacando seu potencial pedagógico e sugerindo ajustes para ampliação da ludicidade, inclusão de suportes visuais e aumento do tempo destinado à elaboração de argumentos pelos alunos. Os resultados indicam que a articulação entre práticas argumentativas e alfabetização contribui para o desenvolvimento de competências linguísticas, cognitivas e sociais, favorecendo a construção do conhecimento de forma crítica e significativa. Conclui-se que a estratégia proposta apresenta relevância para o contexto educacional brasileiro, podendo ser adaptada a diferentes realidades escolares e contribuindo para a inovação metodológica no ensino da leitura e da escrita.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66198
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