Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66168

Comparte esta pagina

Título : Educação inclusiva na formação de professores : uma análise do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Pernambuco
Autor : SANTANA, Gabriel Pauliran de
Palabras clave : Educação inclusiva; Formação de professores; Licenciatura em História; Projeto pedagógico do curso; Universidade Federal de Pernambuco
Fecha de publicación : 24-jul-2025
Citación : SANTANA, Gabriel Pauliran de. Educação inclusiva na formação de professores: uma análise do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este trabalho teve como objetivo analisar os desafios e possibilidades da educação inclusiva, considerando a formação docente no âmbito da Licenciatura em História na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Partiu-se da constatação de que, apesar dos marcos legais e avanços pedagógicos relacionados à inclusão, ainda existem lacunas significativas que implicam na qualidade da formação no ensino superior no que tange à temática. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, de natureza aplicada, valendo-se de procedimentos documentais, com análise semântico-categorial de conteúdo. Nesse sentido, a análise documental concentrou-se na revisão crítica do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em História da UFPE, identificando as normas e prerrogativas dos componentes curriculares que abordam, de forma explícita e implícita, a questão da inclusão. Os resultados revelaram que a adaptação curricular e as metodologias à educação inclusiva no curso de Licenciatura em História da UFPE apresentam-se insuficientes, o que evidencia a necessidade de maior compromisso para com a promoção da Educação Especial em perspectiva inclusiva. Por último, são apontados caminhos para um debate mais significativo sobre inclusão no contexto da formação de professores de História dentro da universidade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66168
Aparece en las colecciones: (TCC) - História (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Lic. Hist._Gabriel Pauliran de Santana_depósito (3).pdf
  Artículo embargado hasta 2026-09-11
313,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons