Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66167

Share on

Title: Literatura e música na formação da juventude: a intertextualidade entre um romance e o k-pop
Authors: SILVA, Marina Alves da
Keywords: intertextualidade; literatura comparada; romance de formação; k-pop
Issue Date: 15-Aug-2025
Citation: SILVA, Marina Alves da. Literatura e música na formação da juventude: a intertextualidade entre um romance e o k-pop. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Considerando como base a definição do conceito de dialogismo apresentado por Bakhtin, dos conceitos de intertextualidade de Kristeva (1974), Nitrini (2010) e Carvalhal (2006), e do conceito de romance de formação de Moretti (1986), foi realizada uma pesquisa de ordem bibliográfica e caráter qualitativo a fim de construir uma análise comparativa entre o romance Demian (1919) e o álbum musical Wings (2016), do grupo de k-pop BTS, com o objetivo de descobrir a presença de intertextualidades entre eles, além de elementos da narrativa literária do romance nas canções e de que forma elas contribuem criativamente para o projeto estético do grupo BTS. Foram escolhidas 6 faixas do álbum, onde foram analisadas as letras das canções e os short-films (curtas) promocionais lançados em conjunto com o álbum. A análise concluiu que há a presença de um intertexto entre as obras construído a partir do diálogo entre romance, música e imagens que contribui para o amadurecimento e transformação da produção musical do grupo e possibilita que sua audiência tenha acesso a novos universos simbólicos e referências culturais, promovendo não apenas o entretenimento, mas também o contato com obras clássicas e a disseminação da literatura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66167
Appears in Collections:(TCC) - Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-Marina Alves da Silva.pdf6,09 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons