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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66158

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Título: Secretariado executivo e as tecnologias de informação e comunicação: uma análise dos trabalhos de conclusão de curso da UFPE
Autor(es): CORREIA, Luiz Felipe Silva
Palavras-chave: secretariado executivo; tecnologias da informação e comunicação; análise de conteúdo
Data do documento: 5-Ago-2025
Citação: CORREIA, Luiz Felipe Silva. Secretariado executivo e as tecnologias de informação e comunicação: uma análise dos trabalhos de conclusão de curso da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo investigou a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação nos Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco, entre 2022 e 2025. A pesquisa, de caráter exploratório e abordagem documental, utilizou a técnica de análise de conteúdo segundo Bardin (2016). Foram identificados 11 Trabalhos de Conclusão de Curso que abordaram diretamente a temática, organizados em sete categorias: ‘Automação de Processos’, ‘Inclusão Digital’, ‘Comunicação Digital’, ‘Competências Digitais’, ‘Inteligência Artificial’, ‘Ferramentas Tecnológicas e ‘Gestão com TIC’. Os resultados revelaram uma ampliação do diálogo entre o Secretariado Executivo e essas tecnologias, com destaque para o ano de 2024, que concentrou 21,4% das produções analisadas. Os Trabalhos de Conclusão de Curso evidenciam o uso estratégico de ferramentas como automação robótica de processos, sistemas de gerenciamento de tarefas, plataformas em nuvem, inteligência artificial generativa e recursos de videoconferência. Além disso, foram apontadas lacunas na formação tecnológica e desafios como a exclusão digital de profissionais idosos. As análises indicam que o domínio das tecnologias da informação e comunicação reposiciona o profissional como agente estratégico e demonstram uma transição da atuação operacional para uma prática crítica, digitalmente integrada e orientada à inovação. Conclui-se que essas tecnologias não apenas modernizam rotinas, mas também redefinem competências e fortalecem a identidade profissional do Secretariado Executivo no contexto organizacional contemporâneo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66158
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

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