Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6615
Título: Estatística de contagem em sistemas híbridos normal-supercondutor
Autor(es): Cortês Duarte Filho, Gerson
Palavras-chave: Fenômenos de transporte;Sistemas mesoscópicos
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cortês Duarte Filho, Gerson; Murilo Santos Macedo, Antonio. Estatística de contagem em sistemas híbridos normal-supercondutor. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Nesta dissertaçãoo estudamos a estatística de contagem de carga através do formalismo de funções de Green de Keldysh para pontos quânticos conectados a guias por barreiras de transparência arbitrária. Este formalismo microscópico serve de base para a construção de duas abordagens semiclássicas complementares: a teoria de circuitos matricial [Yu. V. Nazarov, Phys. Rev. Lett. 73, 134 (1994)] e a teoria de circuitos escalar [A. M. S. Macêdo, Phys. Rev. B 66, 033306 (2002)]. Nosso resultado principal consiste da apresentação de fortes evidências em favor da equivalência desta duas teorias de circuitos para cavidades caóticas conectadas a barreiras de transparência arbitrária. Utilizando a estatística de contagem para a teoria de circuitos escalar calculamos analiticamente a condutância de uma junção metal-normal-supercondutor (NS) num regime de interesse físico, no qual o efeito de proximidade é máximo. Nestas condições a condutância NS, que é uma estatística linear dos autovalores de reflexão de Andreev, pode ser escrita em termos dos autovalores de transmissão do lado normal. Identificamos uma transição gradual entre o regime de tunelamento sem re flexão e o regime de tunelamento usual a partir da verificação de um mínimo na resistência NS, confirmando os resultados numéricos obtidos por Apolinário [S. W. S. Apolinário, Tese de Mestrado, UFPE (Março - 2004)]. Concluímos que certos mecanismos presentes em processos de transporte coerente ressonante estão relacionados ao fenômeno de tunelamento sem reflexão
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6615
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7737_1.pdf1,74 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.