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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66149
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Título : | Descarta : baralho da sustentabilidade como uma proposta gamificada de ensino da gestão de resíduos sólidos para estudantes da Educação Básica |
Autor : | BITTENCOURT, Tomás Veras |
Palabras clave : | Educação ambiental; Descarte de lixo; Gamificação; Jogo de cartas; Metodologias ativas |
Fecha de publicación : | 28-abr-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | BITTENCOURT, Tomás Veras. Descarta: baralho da sustentabilidade como uma proposta gamificada de ensino da gestão de resíduos sólidos para estudantes da Educação Básica. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação do baralho educativo DESCARTA, concebido como uma ferramenta de gamificação voltada ao ensino da gestão de resíduos sólidos na Educação Básica. O tema é contextualizado pela crescente necessidade de abordagens pedagógicas que promovam a educação ambiental de forma engajadora e significativa. O objetivo central foi elaborar e testar um recurso didático baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com vistas a estimular a consciência ambiental e a compreensão dos conceitos de sustentabilidade. A metodologia adotada incluiu revisão bibliográfica, desenvolvimento do material e aplicação prática em uma escola da Rede Estadual de Olinda, Pernambuco. A implementação envolveu professores e alunos de nove turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, sendo acompanhada por testes práticos e aplicação de questionários para avaliar a eficácia da proposta. Os resultados apontaram avanços significativos na conscientização ambiental dos estudantes e na assimilação de conteúdos sobre gestão de resíduos sólidos após rodadas do jogo, identificando diferentes tipos de lixo. Observou-se, ainda, maior engajamento e participação ativa dos alunos, evidenciando a gamificação como uma estratégia pedagógica eficaz. Conclui-se que o baralho DESCARTA constitui uma contribuição relevante para o ensino de Educação Ambiental, oferecendo uma experiência lúdica que favorece a adoção de práticas sustentáveis. Recomenda-se a ampliação do uso desse recurso em diferentes contextos escolares, associada à formação continuada de docentes, para potencializar seus efeitos positivos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66149 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
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