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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66149
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Jarcilene Silva de | - |
dc.contributor.author | BITTENCOURT, Tomás Veras | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-23T15:37:09Z | - |
dc.date.available | 2025-09-23T15:37:09Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
dc.identifier.citation | BITTENCOURT, Tomás Veras. Descarta: baralho da sustentabilidade como uma proposta gamificada de ensino da gestão de resíduos sólidos para estudantes da Educação Básica. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66149 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação do baralho educativo DESCARTA, concebido como uma ferramenta de gamificação voltada ao ensino da gestão de resíduos sólidos na Educação Básica. O tema é contextualizado pela crescente necessidade de abordagens pedagógicas que promovam a educação ambiental de forma engajadora e significativa. O objetivo central foi elaborar e testar um recurso didático baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com vistas a estimular a consciência ambiental e a compreensão dos conceitos de sustentabilidade. A metodologia adotada incluiu revisão bibliográfica, desenvolvimento do material e aplicação prática em uma escola da Rede Estadual de Olinda, Pernambuco. A implementação envolveu professores e alunos de nove turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, sendo acompanhada por testes práticos e aplicação de questionários para avaliar a eficácia da proposta. Os resultados apontaram avanços significativos na conscientização ambiental dos estudantes e na assimilação de conteúdos sobre gestão de resíduos sólidos após rodadas do jogo, identificando diferentes tipos de lixo. Observou-se, ainda, maior engajamento e participação ativa dos alunos, evidenciando a gamificação como uma estratégia pedagógica eficaz. Conclui-se que o baralho DESCARTA constitui uma contribuição relevante para o ensino de Educação Ambiental, oferecendo uma experiência lúdica que favorece a adoção de práticas sustentáveis. Recomenda-se a ampliação do uso desse recurso em diferentes contextos escolares, associada à formação continuada de docentes, para potencializar seus efeitos positivos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Descarte de lixo | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Jogo de cartas | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.title | Descarta : baralho da sustentabilidade como uma proposta gamificada de ensino da gestão de resíduos sólidos para estudantes da Educação Básica | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3853731923611992 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3305390900674832 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper presents the development and application of the educational deck discardes, conceived as a gamification tool aimed at teaching solid waste management in basic education. The theme is contextualized by the growing need for pedagogical approaches that promote environmental education in an engaging and significant way. The central objective was to elaborate and test a didactic resource based on the Common Curriculum National Base (BNCC) and the Sustainable Development Goals (SDGs), in order to stimulate environmental awareness and the understanding of the concepts of sustainability. The adopted methodology included bibliographic review, material development and practical application in a school in the state network of Olinda, Pernambuco. The implementation involved teachers and students from nine classes of the final years of elementary and high school, being accompanied by practical tests and application of questionnaires to assess the effectiveness of the proposal. The results pointed out significant advances in the environmental awareness of students and the assimilation of content management content after rounds of the game, identifying different types of waste. Student engagement and active participation was also observed, highlighting gamification as an effective pedagogical strategy. It is concluded that the deck discards is a relevant contribution to the teaching of environmental education, offering a playful experience that favors the adoption of sustainable practices. It is recommended to expand the use of this resource in different school contexts, associated with the continuing education of teachers, to enhance its positive effects. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Tomás Veras Bittencourt.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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