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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66137

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Título: Geografar: um aplicativo de “games” para alfabetização cartográfica.
Autor(es): TRAJANO, Ingrid Romaially Lucas
Palavras-chave: Jogos digitais; Tecnologias Digitais(TD); Ensino e aprendizagem de Geografia
Data do documento: 29-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: TRAJANO, Ingrid Romaially Lucas. Geografar: um aplicativo de “games” para alfabetização cartográfica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Os jogos digitais podem apresentar diversas contribuições e potencialidades na aprendizagem dos conteúdos geográficos. Esse recurso, pode ser capaz de engajar e motivar os estudantes, tornando o ensino mais interessante e lúdico. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que tem como objetivo central de investigar e compreender como os jogos, aliados às Tecnologias Digitais(TD), podem ser utilizados como recursos pedagógicos nas aulas de Geografia na construção de conceitos geográficos e cartográficos por meio da aprendizagem significativa. O estudo desenvolvido teve natureza básica qualitativa descritiva, estruturado a partir da abordagem de desenvolvimento, uma vez que buscou desenvolver jogos digitais e aplicação, na intenção de promover o ensino e aprendizagem de conceitos geográficos e cartográficos, como um produto da pesquisa. Tendo em vista o alcance do objetivo geral proposto para pesquisa, foram traçados os seguintes objetivos específicos: Identificar o perfil dos jogadores e suas diversas categorias; Desenvolver um jogo digital interativo para a aprendizagem dos conteúdos de Geografia; Elaborar o guia de instruções e recomendações para professores de Geografia sobre a utilização do jogo digital; Analisar a potencialidade dos jogos digitais no enriquecimento e diversificação das práticas pedagógicas para a compreensão dos conceitos geográficos e cartográficos. Para alcançar os objetivos propostos do estudo, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: revisões bibliográficas para embasar a parte teórica do estudo; aplicação de um questionário para traçar o perfil dos jogadores em uma turma de 6o ano do Ensino Fundamental composta por 22 alunos, para elaborar jogos adaptados ao perfil da turma; criação de seis jogos digitais sobre o tema Cartografia, com o uso da plataforma Wordwall; formulação do guia de professores, para então orientar os professores sobre como utilizar dos jogos digitais criados, em sala de aula; desenvolvimento da aplicação “Geografar” para agrupar os jogos digitais e o guia do professor criados, com o uso da plataforma Fábrica de Aplicativos; utilização dos jogos em sala de aula; aplicação de um questionário de feedback com os 22 estudantes do 6o ano, para avaliar sua experiência e identificar possíveis melhorias. Os resultados mostraram que a integração de jogos em sala de aula contribui para a apreensão de conteúdos geográficos e cartográficos da Geografia, bem como a utilização desses permitiu diminuir o desinteresse e aumentar a participação dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e eficaz. O aplicativo “Geografar” e os seis jogos digitais, como recursos pedagógicos, desenvolvidos durante o presente estudo, se apresentaram como mecanismos potencializadores do ensino e aprendizagem de Geografia, devido essas TD, possibilitarem aulas dinâmicas, divertidas e atrativas, para a Educação Básica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66137
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia

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