Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66134
Share on
Title: | Educação literária na EJA em Pernambuco: uma análise da proposta curricular na perspectiva dos paradigmas do ensino de literatura |
Authors: | ROSENDO, Ana Beatriz Lessa |
Keywords: | Educação de Jovens e Adultos; Paradigmas do ensino de literatura; currículo; Pernambuco |
Issue Date: | 19-Aug-2025 |
Citation: | ROSENDO, Ana Beatriz Lessa. Educação literária na EJA em Pernambuco: uma análise da proposta curricular na perspectiva dos paradigmas do ensino de literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho se propõe a fazer uma análise de cunho qualiquantitativo acerca do primeiro módulo do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Pernambuco, tomando como corpus de atuação o currículo do estado para a modalidade de ensino e focalizando o organizador curricular para a disciplina de Língua Portuguesa. O estudo utilizou como principal parâmetro teórico o livro Paradigmas do ensino de literatura (2020), do Prof. Dr. Rildo Cosson, traçando paralelos entre os paradigmas descritos neste e as habilidades e objetos de conhecimento apresentados no documento oficial, objetivando compreender o lugar destinado à literatura nesta proposta curricular. Desse modo, neste recorte, foram estudadas 06 (seis) habilidades correspondentes ao ensino de literatura, de um total de 31, nas quais se pôde notar inclinações aos paradigmas contemporâneos suscitados pelo autor. A partir de então, foram feitos comentários relacionados às correspondências e divergências do conteúdo apresentado pelo currículo em relação aos paradigmas de Cosson (2020), concluindo-se que, embora o documento abranja pontos relativos aos paradigmas da formação do leitor, social-identitário e do letramento literário, ainda há um caminho a ser percorrido para a inclusão escolar dos discentes da EJA e para o desenvolvimento das práticas de letramento literário desejadas pelo próprio currículo. O texto também é atravessado por reflexões acerca dos contextos vividos pelos sujeitos da EJA e a relação destes com a leitura e a literatura dentro e fora do sistema de ensino; da literatura em sua natureza e enquanto parte da cognição humana; da percepção do ensino de literatura dentro das salas de aula; e da importância da participação da literatura nos contextos curriculares. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66134 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Ana Beatriz Lessa Rosendo.pdf | 355,91 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License