Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66131

Comparte esta pagina

Título : A utilização de materiais autorais digitais educacionais na geografia escolar
Autor : SOUSA, Ícaro e Silva
Palabras clave : Educomunicação; Metodologias ativas; Paisagem; Geografia Escolar
Fecha de publicación : 19-feb-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SOUSA, Ícaro e Silva. A utilização de materiais autorais digitais educacionais na geografia escolar. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Ao longo dos anos, a Geografia escolar lida com o desafio de proporcionar uma aprendizagem significativa utilizando-se de métodos que sejam atrativos aos estudantes e buscando aproximar os conceitos geográficos à realidade na qual esses estudantes estão inseridos. Buscando alcançar tal finalidade, as metodologias altivas surgem como possibilidade de desenvolver métodos e procedimentos a serem utilizados no ambiente escolar que busquem oferecer ao estudante o papel de protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. Dentre as diversas alternativas de metodologias ativas existentes, esse trabalho propõe-se a analisar a aplicação de um método pautado no conceito da Educomunicação, que busca integrar o processo de comunicação ao de educação por meio de incentivos aos estudantes para participarem de maneira ativa na construção do processo de ensino-aprendizagem. Dentro dessa proposta, os estudantes dos 7o anos B e C da EMTI Professor Agerson Tabosa Pinto, lócus da pesquisa, foram convidados a participar de uma série de atividades desenvolvidas no decorrer das aulas de Geografia, buscando evidenciar a categoria geográfica paisagem a partir de vivências cotidianas. Dentre as atividades realizadas podemos citar: elaboração de croquis retratando paisagens cotidianas, realização registro fotográficos de paisagens encontradas no bairro, apresentação de um trabalho na feira de ciências escolar sobre a categoria geográfica paisagem a partir de uma perspectiva local e utilização de uma cartilha digital, que foi construída a partir das fotografias registradas pelos estudantes. A avaliação dos resultados obtidos através da pesquisa deu-se através da aplicação de questionários junto aos estudantes participantes, onde se constatou que a utilização de recursos digitais, bem como a aproximação dos conteúdos lecionados a realidade dos estudantes tem o potencial de tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66131
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ícaro e Silva Sousa.pdf7,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons