Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66128
Compartilhe esta página
Título: | Contabilidade geral: percepção dos estudantes da Universidade Federal de Pernambuco quanto ao domínio dos conteúdos diante do exame de suficiência |
Autor(es): | SILVA, Priscila Francelina da |
Palavras-chave: | Contabilidade Geral; Exame de Suficiência; Formação Acadêmica; Ensino Superior; UFPE |
Data do documento: | 18-Ago-2025 |
Citação: | SILVA, Priscila Francelina da. Contabilidade geral: percepção dos estudantes da Universidade Federal de Pernambuco quanto ao domínio dos conteúdos diante do exame de suficiência. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar a percepção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFPE quanto ao domínio do conteúdo de contabilidade geral diante das exigências do Exame de suficiência. Dessa forma, foi elaborada uma pesquisa de campo, através do Google forms e aplicada no mês de Julho de 2025. A metodologia utilizada é a descritiva, visto que é pretendido no trabalho observar, descrever e interpretar as percepções dos estudantes. A estrutura do formulário foi definida com o objetivo de perceber o desempenho e o domínio dos conteúdos sobre contabilidade e a forma de preparação utilizada para o Exame de Suficiência. Os primeiros resultados revelam que 23 alunos (79,31%) foram aprovados, dos quais 8 (27,59%) alunos consideraram que os conteúdos abordados em sala de aula levaram à aprovação, sem que precisasse revê-los. Outro achado da pesquisa evidência que os conteúdos referentes à Elaboração das Demonstrações Contábeis os quais foram apontados inicialmente com abordagem insuficiente, mas que em outro momento da pesquisa foram referendados que os alunos tinham dificuldades e não lembravam o que havia sido estudado. Outrossim, os estudantes validam a importância da UFPE enquanto instituição formadora de conhecimento e sua qualidade técnica, mas sugerem melhorias na grade curricular. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66128 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VERSAO_FINAL_TCC_PRISCILA_FRANCELINA_DA_SILVA_assinado.pdf | 515,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons