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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66112

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Título: Soft power e formação de imagem de destino: a influência do audiovisual e da cultura pop sul-coreana nas percepções turísticas do público brasileiro
Autor(es): SOUZA, Giovanna Steffani Maciel de
SILVEIRA, Sarah Samara Brito da
Palavras-chave: Turismo; Soft Power; Imagem; Cultura Midiática; Coreia do Sul
Data do documento: 8-Ago-2025
Citação: SOUZA, Giovanna Steffani Maciel de; SILVEIRA, Sarah Samara Brito da. Soft power e formação de imagem de destino: a influência do audiovisual e da cultura pop sul-coreana nas percepções turísticas do público brasileiro. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este artigo analisa como o soft power sul-coreano, exercido por meio da cultura midiática, influencia a construção da imagem da Coreia do Sul como destino turístico entre brasileiros. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, articulando revisão teórica com a análise de dados empíricos obtidos por meio de questionário online aplicado a 107 participantes. A partir da análise dos dados, pode-se concluir que doramas e K-pop são produtos culturais mais consumidos entre o grupo pesquisado. Tais produtos também se mostraram os que mais contribuem para a formação e disseminação de uma imagem idealizada da/pela Coreia do Sul, associada fortemente a valores culturais, estéticos e emocionais. Embora permeada por estereótipos, essa imagem desperta vínculos afetivos que potencializam o interesse turístico, ainda que haja percepção de certa artificialidade por parte dos respondentes. Como efeito de conclusão, pode-se observar que a estratégia de projeção cultural sul-coreana tem se mostrado eficaz aos consumidores brasileiros que compõem a amostra, evidenciando ainda o fato de que os produtos midiáticos funcionam como vetores simbólicos relevantes no contexto do turismo induzido.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66112
Aparece nas coleções:(TCC) - Turismo



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