Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66094
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SELVA, Ana Coêlho Vieira | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Luis Gomes do | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-19T14:21:03Z | - |
dc.date.available | 2025-09-19T14:21:03Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-20 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Luis Gomes do. Educação Financeira no Ensino Médio: uma análise dos materiais didáticos do PNLD/2021 e das práticas pedagógicas de professores de Alagoas. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66094 | - |
dc.description.abstract | A Educação Financeira (EF) tem assumido papel de destaque na sociedade. Na educação, com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, em 2018, a EF foi estabelecida como Tema Contemporâneo Transversal e Integrador, tornando-se obrigatória na educação básica. Esse cenário nos levou a questionar como a EF está sendo trabalhada enquanto Tema Integrador no Novo Ensino Médio. Nosso objetivo geral foi investigar como a EF está sendo trabalhada no Novo Ensino Médio, enquanto Tema Integrador, analisando como se apresenta no material didático disponibilizado pelo MEC (livro didático e livro de Projetos Integradores) e qual a percepção dos professores de Matemática. Para alcançar o objetivo geral, elencamos os seguintes objetivos específicos: 1) identificar as atividades de EF em livros didáticos e na coleção de projetos integradores adotados no Ensino Médio da rede estadual de ensino de Alagoas; 2) analisar, à luz dos Ambientes de Aprendizagem (Skovsmose, 2014), as atividades com potencial para trabalhar EF presentes nos livros didáticos adotados no Ensino Médio da rede estadual de ensino de Alagoas; 3) analisar a concepção e as práticas pedagógicas dos professores de Matemática da rede estadual de Alagoas acerca da EF. Os procedimentos metodológicos utilizados foram realizados em três etapas. Na primeira, analisamos os livros didáticos da coleção de Matemática e suas tecnologias. Na segunda, analisamos os livros de Projetos Integradores, ambos aprovados pelo PNLD/MEC 2021 e adotados pelo estado de Alagoas. Quantificamos as atividades com potencial para EF presentes nos materiais didáticos. Por fim, entrevistamos cinco professores de Matemática que atuam no Ensino Médio da rede estadual de Alagoas, com o objetivo de conhecer suas concepções e práticas pedagógicas relacionadas à EF. Como resultado, encontramos 169 atividades relacionadas à EF, distribuídas de forma desigual nos seis volumes da coleção de Matemática, com grande concentração de atividades no volume de MF (60%). Nos livros de Projetos Integradores, foram encontradas 22 atividades relacionadas à EF, sendo 10 relacionadas aos conceitos de Matemática Financeira. E as entrevistas com os professores de Matemática revelaram uma concepção de EF predominantemente voltada para conceitos mercadológicos, com uma forte ligação aos conteúdos abordados em MF, baseando-se em conhecimentos oriundos de suas experiências de vida. Observamos que a EF, como TCTI, ainda que tenha trazido avanços para o ensino médio no que diz respeito à sua maior presença em livros didáticos e materiais complementares, não impactou significativamente a qualidade da abordagem sobre EF nesses materiais, especialmente no livro didático analisado, nem na concepção dos professores. Consideramos fundamental avançar na formação inicial e continuada para assegurar uma Educação Financeira Escolar crítica e reflexiva nas escolas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação Financeira Escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Livros Didáticos | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Temas Contemporâneos Transversais e Integradores | pt_BR |
dc.title | Educação Financeira no Ensino Médio : uma análise dos materiais didáticos do PNLD/2021 e das práticas pedagógicas de professores de Alagoas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8164165757973922 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9725625876738281 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Financial Education (FE) has assumed a prominent role in society. In education, with the approval of the National Common Curricular Base (BNCC) for High School in 2018, FE was established as a Contemporary, Transversal and Integrative Theme, becoming mandatory in basic education. This scenario led us to question how FE is being worked on as an Integrative Theme in the New High School. Our general objective was to investigate how PE is being worked on in the New High School, as an Integrative Theme, analyzing how it is presented in the teaching material made available by the MEC (textbook and book of Integrative Projects) and what the perception of Mathematics teachers is. To achieve the general objective, we listed the following specific objectives: 1) identify the FE activities in textbooks and in the collection of integrative projects adopted in High School of the state education network of Alagoas; 2) to analyze, in light of the Learning Environments (Skovsmose, 2014), the activities with potential to work on FE present in the textbooks adopted in High School in the state education system of Alagoas; 3) to analyze the conception and pedagogical practices of Mathematics teachers in the state education system of Alagoas regarding FE. The methodological procedures used were carried out in three stages. In the first, we analyzed the textbooks of the Mathematics collection and their technologies. In the second, we analyzed the books of Integrative Projects, both approved by PNLD/MEC 2021 and adopted by the state of Alagoas. We quantified the activities with potential for FE present in the teaching materials. Finally, we interviewed five Mathematics teachers who work in High School in the state education system of Alagoas, with the objective of knowing their conceptions and pedagogical practices related to FE. As a result, we found 169 activities related to FE, distributed unevenly across the six volumes of the Mathematics collection, with a high concentration of activities in the MF volume (60%). In the Integrated Projects books, 22 activities related to FE were found, 10 of which were related to MF concepts. And the interviews with Mathematics teachers revealed a conception of FE predominantly focused on market concepts, with a strong connection to the content covered in MF, based on knowledge derived from their life experiences. We observed that FE, as a TCTI, although it has brought advances to high school with regard to its greater presence in textbooks and supplementary materials, it has not significantly impacted the quality of the approach to FE in these materials, especially in the textbook analyzed, nor in the conception of the teachers. We consider it essential to advance initial and continuing education to ensure critical and reflective FE in schools. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Luis Gomes do Nascimento.pdf | 7,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons