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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66075
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Título: | Visualidades rizomáticas : proposição de um modelo de análise rizomática das visualidades do Movimento literário Sertãopunk |
Autor(es): | SANTOS, Vicent Bernardo Alves |
Palavras-chave: | Design e Cultura; Rizoma; Identidade do Nordeste |
Data do documento: | 24-Jul-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SANTOS, Vicent Bernardo Alves. Visualidades rizomáticas: proposição de um modelo de análise rizomática das visualidades do Movimento literário Sertãopunk. 2025. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Esta pesquisa propõe a definição de um modelo de análise fundamentado na filosofia Rizomática de Gilles Deleuze e Félix Guattari, conforme apresentada em “Mil Platôs 1: Capitalismo e Esquizofrenia” (1985), com aplicação direta no mapeamento das conexões e multiplicidades semânticas e simbólicas das visualidades do movimento literário Sertãopunk. No Capítulo 1, delimita-se o problema de pesquisa, a justificativa e os objetivos da investigação. No Capítulo 2, são explorados os conceitos de Identidade, Diferença, Generalidade, Estereótipo e Rizoma, com foco na aplicação do Pensamento Rizomático ao campo do Design, investigando sua epistemologia, possibilidades discursivas e contribuições para um Design decolonial. A partir disso, estrutura-se um Método Rizomático em Design. No Capítulo 3, delineiam-se os procedimentos metodológicos adotados, desde a revisão bibliográfica até a seleção das amostras e a condução das etapas da pesquisa. O Capítulo 4 trata dos aspectos históricos, culturais e políticos da invenção imagética-discursiva do Nordeste e da heterogeneidade da Literatura nordestina, discutindo como o Sertãopunk emerge em oposição à noção homogênea de identidade, em diálogo com movimentos como Solarpunk, Afrofuturismo e Realismo Mágico. Nesse contexto, desenvolve-se o mapeamento rizomático das referências do Sertãopunk, incluindo sua conexão com o Cyberagreste e outras rupturas a-significantes. O Capítulo 5 apresenta a análise das visualidades do Sertãopunk, por meio de projetos como a Coleção Carcarás, e obras visuais de autores como Alan de Sá, G.G. Diniz, Ian Fraser e iniciativas independentes. Por fim, o Capítulo 6 sintetiza os resultados da análise rizomática, identificando nas visualidades do movimento as noções de oposição à Identidade e os traços de multiplicidade que caracterizam sua proposta estética e política. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66075 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
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