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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66072
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Título: | Letramento estatístico na educação infantil : percursos formativos com coordenadoras pedagógicas e suas repercussões |
Autor(es): | LIRA, Flávia Luíza de |
Palavras-chave: | Letramento estatístico; Ciclo investigativo; Coordenação pedagógica; Educação infantil |
Data do documento: | 5-Mai-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | LIRA, Flávia Luiza de. Letramento estatístico na educação infantil: percursos formativos com coordenadoras pedagógicas e suas repercussões. 2025. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | As informações estatísticas estão presentes no cotidiano, sendo frequente sua utilização na veiculação de notícias, requerendo das pessoas habilidades para articular criticamente componentes do conhecimento e de disposição. Nesse sentido, destaca-se a importância de desenvolver habilidades de letramento estatístico desde a Educação Infantil, considerando fundamental a abordagem a partir do ciclo investigativo, por envolver as etapas de uma pesquisa. A temática deste estudo emergiu de pesquisas prévias e considerou a necessidade de ampliar para todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da rede de educação do município do Jaboatão dos Guararapes/PE, reflexões e práticas pedagógicas voltadas para o letramento estatístico, reforçando a dimensão formadora das coordenadoras pedagógicas. Essas profissionais possuem diferentes atribuições nas escolas e, nesta tese, questionamos: como coordenadores pedagógicos podem contribuir para potencializar práticas pedagógicas voltadas para o letramento estatístico na Educação Infantil? Assim, em termos gerais, buscou-se analisar como coordenadores pedagógicos de escolas de Educação Infantil podem contribuir para potencializar práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento do letramento estatístico. Como objetivos específicos buscou-se: identificar formas de atuação de coordenadores pedagógicos da Educação Infantil da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes; conhecer os conhecimentos prévios de coordenadores pedagógicos sobre Educação Estatística e elementos do letramento estatístico; promover reflexões com os coordenadores sobre possibilidades pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento do letramento estatístico na Educação Infantil; planejar uma proposta formativa para ser realizada, pelos coordenadores pedagógicos, junto às professoras dos CMEI, com foco no letramento estatístico; e, analisar a vivência formativa dos coordenadores pedagógicos nos CMEI. A revisão sistemática da literatura indicou ausência de estudos relacionados ao ensino de Estatística que abordem o papel formador da coordenação pedagógica atuando junto aos professores da Educação Infantil que abordam a Educação Estatística. Além disso, as publicações analisadas reforçam a importância da dimensão formativa nas funções do coordenador pedagógico. Com base nos pressupostos da pesquisa- ação, foram aplicados questionários às coordenadoras pedagógicas dos CMEI da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes. Em seguida, foram realizados encontros formativos em contextos colaborativos com essas profissionais, acompanhados, posteriormente, por observações das formações desenvolvidas por elas nos CMEI. Identificou-se a importância dada pela maioria das coordenadoras aos conhecimentos prévios das crianças sobre Estatística e a relevância de introduzir esses saberes na Educação Infantil. Elas também apresentaram possuir noções de Estatística, identificando, por exemplo, informações pontuais em um gráfico e tecendo conclusões com base nos dados. Os momentos de formação com a pesquisadora proporcionaram reflexões sobre a análise crítica dos dados e a importância de considerar a curiosidade das crianças para o desenvolvimento do letramento estatístico com base no ciclo investigativo. Foi necessário o aprofundamento sobre aspectos do letramento estatístico para evidenciar questões críticas que pudessem fazer emergir os componentes disposicionais. Intensificaram-se também reflexões sobre desafios e possibilidades de atuação das coordenadoras quanto ao seu papel formativo junto aos docentes nos CMEI, considerando as inúmeras demandas que surgem no cotidiano escolar. As formações realizadas em contexto colaborativo possibilitaram um trabalho coletivo, contribuindo para a troca de conhecimentos e para consolidar aspectos relacionados à identidade formadora das coordenadoras pedagógicas, que avaliaram positivamente o percurso formativo vivenciado. Portanto, considera-se que processos formativos com estas profissionais, realizados em contexto colaborativo e com base no ciclo investigativo, repercutem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas docentes na perspectiva do letramento estatístico. Porém, visto que há uma precarização das formações para coordenadores pedagógicos, torna-se necessário investir em políticas públicas que visem formações sistemáticas para esses profissionais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66072 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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