Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66062

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPOSTAL, Ricardo-
dc.contributor.authorBATISTA, Jessica Rodrigues Ottoni-
dc.date.accessioned2025-09-19T12:32:14Z-
dc.date.available2025-09-19T12:32:14Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.date.submitted2025-09-11-
dc.identifier.citationBATISTA, Jessica Rodrigues Ottoni. A presença de símbolos religiosos na formação de uma poética de modernidade no teatro de Joaquim Cardozo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Bacharelado) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66062-
dc.description.abstractEste artigo analisa as peças O Coronel de Macambira e De uma Noite de Festa, de Joaquim Cardozo, com o objetivo de investigar a presença de símbolos da religiosidade popular e sua articulação com a poética de modernidade elaborada pelo autor. Parte-se da hipótese de que Cardozo propõe uma visão crítica da modernidade excludente imposta ao Nordeste, por meio de uma dramaturgia simbólica, fragmentária e marcada por elementos do imaginário popular regional. O estudo adota uma abordagem qualitativa e interpretativa, de caráter estético-comparado, fundamentada nos aportes teóricos de Theodor Adorno, Tânia Carvalhal, Gilbert Durand, Peter Szondi e Câmara Cascudo. Observa-se que, nas duas peças, a modernização aparece como um projeto falido e violento, sustentado por instituições políticas, científicas e religiosas que traem seus próprios princípios. Em contraponto, a religiosidade popular, de matriz católica e afro-brasileira, emerge como eixo estruturante de uma resistência simbólica, apontando para outra forma de progresso: mais humana, inclusiva e em diálogo com as tradições ancestrais. A análise evidencia que, ao utilizar o bumba-meu-boi como matriz poética, Cardozo insere o teatro nordestino em uma discussão crítica sobre identidade, desenvolvimento e justiça social.pt_BR
dc.format.extent29ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectJoaquim Cardozopt_BR
dc.subjectdramaturgiapt_BR
dc.subjectmodernidadept_BR
dc.subjectreligiosidade popularpt_BR
dc.subjectpoéticapt_BR
dc.titleA PRESENÇA DE SÍMBOLOS RELIGIOSOS NA FORMAÇÃO DE UMA POÉTICA DE MODERNIDADE NO TEATRO DE JOAQUIM CARDOZOpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4468145682489069pt_BR
dc.description.abstractxThis article analyzes the theater plays O Coronel de Macambira and De uma Noite de Festa by Joaquim Cardozo, with the goal of investigating the presence of symbols of popular religiosity and their articulation with the poetic of modernity elaborated by the author. The initial hypothesis is that Cardozo proposes a critical view of the exclusionary modernity imposed on the Northeast, through a symbolic, fragmentary dramaturgy marked by elements of regional popular imagination. The study adopts a qualitative and interpretative approach, with a comparative aesthetic character, grounded in the theoretical contributions of Theodor Adorno, Tânia Carvalhal, Gilbert Durand, Peter Szondi, and Câmara Cascudo. It is observed that, in both plays, modernization appears as a failed and violent project, sustained by political, scientific, and religious institutions that betray their own principles. In contrast, popular religiosity, rooted in Catholicism and Afro-Brazilian traditions, emerges as a structuring axis of a symbolic resistance, pointing to another form of progress: one that is more humane, inclusive, and in dialogue with ancestral traditions. The analysis shows that, by using bumba-meu-boi as a poetic matrix, Cardozo inserts Northeastern theater into a critical discussion of identity, development, and social justice.pt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Jessica Rodrigues Ottoni Batista.docx.pdf443,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons