Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66050
Compartilhe esta página
Título: | Identificando características monogênicas do ser humano : proposta de sequência didática |
Autor(es): | CAPITÓ, Romário Barros |
Palavras-chave: | genética; heredograma; monogênicas |
Data do documento: | 13-Jun-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CAPITO, Romario Barros. Identificando características monogênicas do ser humano: proposta de sequência didática. 2025. Dissertação o(Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Abstract: | O ensino por investigação é uma abordagem educacional que estimula os estudantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos para resolver problemas do cotidiano e relacionar conceitos científicos à sua realidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza a importância do ensino por investigação na área de Ciências da Natureza desde o Ensino Fundamental, incentivando o compartilhamento dos resultados das investigações. No entanto, muitas vezes, o ensino de Genética é abstrato e desvinculado da vida dos alunos, o que leva ao desinteresse. É essencial que os professores reflitam sobre suas práticas pedagógicas e diversifiquem suas abordagens para tornar o ensino de Genética mais envolvente. O uso de heredogramas em sala de aula ajuda a compreender os padrões de herança monogênica que ocorrem no ser humano. O termo monogenia refere-se a características que são herdadas a partir de um único gene. Suas regras foram estabelecidas por Gregor Mendel, no final do século XIX, que escolheu a ervilha-de-cheiro, Pisum sativum, como seu organismo de pesquisa. O Trabalho de Conclusão de Mestrado apresentado teve como propósito desenvolver uma proposta de sequência didática que viesse a despertar o interesse pela Genética pelos estudantes do Ensino Médio, através de jogos didáticos, estudos de caso e atividades investigativas. Com isso, pretende-se tornar o ensino de Genética mais envolvente e contextualizado, incentivando a participação ativa dos alunos na aprendizagem e na pesquisa científica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66050 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Romario Barros Capito.pdf | 4,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons