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Título : A música como ferramenta didática no ensino de química: relacionando diversão e aprendizado.
Autor : SANTOS JUNIOR, Natanael Ferreira dos
Palabras clave : Música; Aprendizagem; Ensino de química; Aspectos afetivos
Fecha de publicación : 15-ago-2025
Citación : Santos Junior, Natanael Ferreira dos. A música como ferramenta didática no ensino de química: relacionando diversão e aprendizado. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições na aprendizagem de conceitos químicos da educação básica com o uso de paródias musicais. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa quanto à natureza, exploratória quanto aos objetivos e intervencionista quanto ao método. Foi desenvolvida em uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola de referência da rede pública de Pernambuco, localizada no município de Altinho, tendo como participantes dezesseis estudantes. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, dois questionários. O primeiro como teste diagnóstico para identificar os conteúdos de química que os estudantes apresentavam maior dificuldade, o segundo questionário para identificar as perspectivas dos alunos sobre o uso da paródia musical como ferramenta didática e as paródias elaboradas pelos estudantes. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Diante dos resultados obtidos, pôde-se identificar alguns conteúdos nos quais os alunos consideravam ter dificuldades, dentre eles, estequiometria, o qual foi utilizado para construção das paródias musicais. Além disso, foi observada uma grande aceitação, por parte dos alunos pelo, do uso da paródia como atividade lúdica em sala de aula. Na concepção dos alunos, elaborar as paródias os auxiliou na compreensão dos conceitos químicos e em seu processo de aprendizagem. Ademais, no que se refere ao desenvolvimento os estudantes relataram a criação de estímulos, o incentivo da criatividade e do senso crítico dando dinamicidade a todo processo. Por fim, do ponto de vista relacional foi pontuado a ocorrência do trabalho em equipe e o provimento de um estreitamento das relações, inserindo aspectos afetivos no processo de ensino aprendizagem, que antes não eram contemplados. A abordagem, portanto, se mostrou uma ferramenta de amplo uso a ser usada no ensino de química.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66046
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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