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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66031

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Title: Qualidade do serviço de sistema integrado de gestão acadêmica : um estudo de caso em programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Pernambuco
Authors: SANTOS, Nerlucyton Gomes dos
Keywords: Avaliação da qualidade; Sistemas informacionais; Administração pública; Gestão de SI
Issue Date: 15-Aug-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SANTOS, Nerlucyton Gomes Dos. Qualidade do serviço de sistema integrado de gestão acadêmica: um estudo de caso em programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo insere-se na temática da avaliação da qualidade do serviço de sistemas de informações no contexto das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. O estudo concentrou-se na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), após a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu estiveram entre os primeiros usuários do novo sistema, sendo os integrantes da pesquisa realizada. A pesquisa caracteriza-se por natureza aplicada, finalidade descritiva e abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi realizada através de observação participante e aplicação de questionários. A análise dos dados seguiu a perspectiva semântica fundamentada no modelo de DeLone e McLean (2003), que contempla variáveis independentes da qualidade do sistema de informação (sistema, suporte e informação) e as variáveis dependentes referentes à percepção do usuário e à utilidade do sistema. Os resultados evidenciaram melhorias significativas nas atividades desempenhadas nos PPGs após a implantação do SIGAA, bem como um sentimento predominante de satisfação dos usuários quanto à utilidade do sistema. Foram identificados problemas em determinadas funcionalidades e lacunas na implementação, e apontadas sugestões de aprimoramento que poderão contribuir para elevar a qualidade do serviço do SIGAA na UFPE.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66031
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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