Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65995

Comparte esta pagina

Título : O uso de uma estratégia potencialmente argumentativa para reflexão a partir do perfil conceitual de calor.
Autor : SILVA, Joao Paulo
Palabras clave : Perfil Conceitual; Calor; Argumentação; Ensino de Química
Fecha de publicación : 21-ago-2025
Citación : SILVA, João Paulo. O uso de uma estratégia potencialmente argumentativa para reflexão a partir do perfil conceitual de calor. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Química - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : O trabalho analisou de que modo atividades argumentativas estruturadas contribuem para a mobilização de zonas do perfil conceitual de calor em estudantes de Licenciatura em Química da UFPE. Adotou abordagem qualitativa, com aplicação inicial de formulário para mapear concepções prévias e, em seguida, dois momentos de debate crítico-reflexivo: um centrado em trechos de um filme “Flich” e outro em estudo de caso sobre crise na lavoura de café. As interações foram examinadas segundo a tríade argumentativa (argumento, contra-argumento e resposta) e os monitoramentos metacognitivos (mantenedor, elaborador e reconstrutor), permitindo observar como os discentes elaboram e revisitam suas ideias sobre calor após o processo argumentativo. Os resultados mostraram que inicialmente predomina a zona substancialista, seguido pelas zonas realista e empírica, e após o engajamento em discussões dialéticas ampliou a consciência sobre as diferentes formas de compreender calor, favoreceu conexões cognitivas e, em muitos casos, promoveu a integração de elementos de zonas distintas em direção a uma compreensão científica mais ampla. Conclui que a argumentação dialógica não apenas evidencia uma diversidade de interpretações conceitual em sala de aula, mas também fortalece a aprendizagem ativa, contribuindo para que professores planejem intervenções pedagógicas que valorizem interpretações diversas e estimulem a construção de perfis conceituais de maneira mais rica e reflexiva.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65995
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC JOÃO PAULO SILVA.pdf589,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons