Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65994

Compartilhe esta página

Título: Impactos do PRODEPE na economia regional: uma análise comparativa entre a região metropolitana do Recife e o semiárido pernambucano.
Autor(es): ANDRADE, José Felipe dos Santos de
Palavras-chave: Incentivo fiscal; Staggered Diff-in-Dif; Política Place-based; Desenvolvimento estadual
Data do documento: 19-Ago-2025
Citação: ANDRADE, José Felipe dos Santos de. Impactos do PRODEPE na economia regional: uma análise comparativa entre a região metropolitana do Recife e o semiárido pernambucano. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru. 2025.
Abstract: Os incentivos fiscais são instrumentos utilizados por diferentes governos para fomentar o crescimento econômico e, consequentemente, o desenvolvimento regional e local. Nesse contexto, o presente estudo busca analisar os impactos do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe) no Semiárido pernambucano, em comparação com a Região Metropolitana do Recife, tendo em vista que o principal objetivo do programa é promover a interiorização do desenvolvimento via setores de comércio e indústria no estado de Pernambuco. A análise é realizada em nível de firma, com um painel de dados de 2000 a 2017. A estratégia empírica consiste em estimar os efeitos do Prodepe por meio do estimador de diferenças em diferenças escalonado, proposto por Callaway e Sant’Anna (2021), o qual permite captar variações no efeito do programa ao longo do tempo e entre diferentes grupos. Os resultados mostram que o Prodepe aumentou o emprego em ambas as regiões, 24,6% no Semiárido e 24,5% na RMR, com redução no salário médio: 9,9% e 8,2%, respectivamente. Apenas a RMR apresentou crescimento da massa salarial (16,9%). Esses resultados sugerem que, enquanto ambas as regiões experimentaram expansão do emprego, os efeitos sobre os rendimentos foram distintos, com maior crescimento agregado na RMR e perda de rendimento médio em ambas as regiões. Os resultados revelam ainda que, no recorte setorial, a indústria se sobressai ao comércio, apresentando os melhores resultados, principalmente na geração de empregos, evidenciando sua capacidade de promover transformações econômicas. Cabe ressaltar que, sem um “filtro” de outras políticas públicas vigentes no mesmo período, os efeitos do Prodepe podem ser superestimados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65994
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC José Felipe dos Santos de Andrade.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons