Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65993

Share on

Title: Explorando a tabela periódica: uma análise de jogos didáticos como ferramenta de aprendizagem.
Authors: Souza, Gabriel Ascendino de
Keywords: Ensino de química; Jogos didáticos; Tabela periódica
Issue Date: 12-Aug-2025
Citation: Souza, Gabriel Ascendino de. Explorando a tabela periódica: uma análise de jogos didáticos como ferramenta de aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O ensino de Química, frequentemente centrado na memorização de dados e na repetição de fórmulas, ainda favorece uma postura passiva por parte dos alunos, especialmente diante de conteúdos com forte carga factual e procedimental, como a Tabela Periódica. Essa abordagem tradicional tende a afastar os estudantes do real significado das informações e de sua aplicabilidade no cotidiano. Diante disso, torna-se necessário repensar as práticas pedagógicas, buscando estratégias que promovam o engajamento, a compreensão e a aprendizagem significativa. Uma dessas estratégias é a inserção de jogos didáticos como ferramentas mediadoras do conhecimento. Com base nessa perspectiva, este trabalho propôs a criação e aplicação do jogo ‘TruQuímic’, um baralho educativo inspirado na dinâmica do ‘Super Trunfo’, com o objetivo de tornar o ensino da Tabela Periódica mais interativo e acessível. O jogo foi estruturado a partir de três etapas: diagnóstico do conhecimento prévio por meio de questionários, aula expositiva dialógica e aplicação do jogo, seguida de avaliação final. Cada carta do baralho representa um elemento químico e apresenta dados como densidade, ponto de fusão, distribuição eletrônica, massa atômica e abundância no corpo humano, permitindo a comparação entre elementos e incentivando o uso do raciocínio lógico e da argumentação. A análise dos resultados demonstrou que o ‘TruQuímic’ promoveu uma experiência de aprendizado mais ativa e colaborativa, despertando o interesse dos alunos e favorecendo a fixação de conceitos fundamentais da Química. Além disso, sua estrutura permite adaptações a diferentes turmas e contextos, ampliando seu potencial de uso. Assim, o jogo se mostra como uma alternativa viável para transformar a sala de aula em um espaço mais dinâmico, inclusivo e eficaz na construção do conhecimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65993
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Gabriel Ascendino de Souza (1).pdf5,1 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons