Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65963
Share on
Title: | A fauna sinantrópica a partir da animação "Próxima parada : lar doce lar" para o ensino da biologia |
Authors: | SOUZA, Candida Marta Santos de |
Keywords: | Ensino por investigação; Filmes de animação; Obras cinematográficas |
Issue Date: | 26-Mar-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SOUZA, Cândida Marta Santos de. A fauna sinantrópica a partir da animação "Próxima parada: lar doce lar" para o ensino da biologia. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Abstract: | O desenvolvimento de práticas pedagógicas que tenham por meta o protagonismo estudantil na construção do conhecimento, tem sido o objetivo primordial de todo docente comprometido com a educação. Desta forma, muitas possibilidades têm surgido e uma delas é a utilização de filmes como instrumento didático para a abordagem de temas da Biologia como a da fauna sinantrópica que trata da presença de animais no convívio com a humanidade e suas implicações. A questão, no entanto, é como estruturar a utilização de um filme de animação em sala de aula de forma que possa ser transformador de aulas meramente expositivas em aulas dinâmicas, com objetivos bem claros e possíveis de serem postos em práticas? O objetivo, então, é desenvolver uma sequência didática que possa ser aplicada ao estudo da fauna sinantrópica com o uso do filme “Próxima parada: lar doce lar” que é uma animação pouco conhecida, porém com um grande potencial a ser utilizado no processo de ensino aprendizagem que culmina na produção de um guia sobre a utilização didática dos filmes de animação em geral. Foi considerada a análise do potencial do uso de filmes nas aulas de Biologia e a determinação dos pontos a serem considerados para a elaboração de uma sequência didática e para produção do guia direcionado aos professores. Em seguimento à pesquisa, a escolha do filme provou ser de grande potencial, uma vez que considera as características zoológicas dos personagens representantes da fauna sinantrópica de acordo com pesquisas anteriores sobre a utilização de filmes de animação já realizadas. A partir das informações obtidas nasce o guia composto de 30 páginas que reúne informações importantes aos professores de forma que a utilização dos filmes de animação seja efetivamente utilizada como um instrumento a mais no alcance dos objetivos propostos. A utilização de filmes de animação como fonte de informações podem corroborar com os conceitos estudados na Biologia do Ensino Médio no contexto da fauna sinantrópica. O filme em questão trata da fuga perpetrada por um grupo de animais reconhecidamente indesejados pelo potencial grau de periculosidade aos humanos mas que podem muito bem ser encontrados em situação de sinantropia. Espera-se que a delimitação da sequência didática proposta e o guia de orientações a ser utilizada pelos professores estimulem a curiosidade sobre o tema e sirva de incentivo à pesquisa científica, demonstrando contribuir com criatividade o ensino da Biologia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65963 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Candida Marta Santos de Souza.PDF | 7,4 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License