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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65956

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Título: Os custos à saúde pública relacionados aos acidentes de trânsito em Pernambuco: uma análise quantitativa
Autor(es): NASCIMENTO, Luiz Fernando Lima do
Palavras-chave: Acidentes de trânsito; Políticas públicas; Custos hospitalares
Data do documento: 18-Ago-2025
Citação: NASCIMENTO, Luiz Fernando Lima do. Os custos à saúde pública relacionados aos acidentes de trânsito em Pernambuco: uma análise quantitativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O objetivo do trabalho é gerar informações sobre a realidade dos municípios mais dispendiosos com serviços hospitalares relacionados a acidentes de trânsito para possíveis movimentações populares e desenvolvimento no campo da economia e contabilidade urbana. Ao longo das análises foi utilizado o período de 2008 ao mês de abril de 2025. Este trabalho utilizou-se de análise quantitativa e descritiva para analisar dados relativos a custos hospitalares por local de residência relacionados a acidentes de trânsito do site governamental DataSUS. Houve no período aumento progressivo nos custos relacionados a automóveis e por última análise, o ano de 2024 apresentou um gasto maior nos acidentes com transporte de carga. Os altos custos hospitalares para tratamento de vítimas de acidentes de trânsito são uma problemática ao redor do mundo. Os custos relacionados aos acidentes de trânsito em Pernambuco apresentam-se com impacto significativo conforme relacionados nas análises quantitativas descritas nas tabelas do presente trabalho. Percebe-se, após análise das tabelas, que acidentes com motociclistas apresentam maiores custos. Além disso, há um decréscimo nos custos do período de 2014 a 2016. Por fim, há gastos hospitalares maiores com homens de 20 a 29 anos. Além do trânsito na cidade do Recife ser um dos maiores do mundo, nota-se ainda que carece de políticas públicas específicas para auxiliar no fluxo de transportes públicos. Tendo por exemplo: as faixas exclusivas para coletivos, que permitem aos ônibus reduzir o tempo de locomoção pela via. Os achados sugerem que haja urgência nos investimentos públicos relacionados à melhoria da qualidade do trânsito.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65956
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

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