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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65954

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Título: Eletroquímica: uma sequência didática com ênfase nas aprendizagens significativa e tangencial a partir do uso do cinema em sala de aula.
Autor(es): CARVALHO, Maria Eduarda de Azevedo
Palavras-chave: Eletroquímica; Ensino de química; Aprendizagem significativa; Aprendizagem tangencial; Estudo de Caso; Cinema
Data do documento: 19-Ago-2025
Citação: CARVALHO, Maria Eduarda de Azevedo. Eletroquímica: uma sequência didática com ênfase nas aprendizagens significativa e tangencial a partir do uso do cinema em sala de aula. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este trabalho investiga as contribuições da aprendizagem tangencial e significativa para o ensino de eletroquímica no Ensino Médio por meio da aplicação de uma sequência didática baseada em cenas do personagem Homem de Ferro. A proposta parte da constatação de que muitos estudantes apresentam dificuldades na assimilação de conceitos científicos, especialmente, quando o conteúdo não se relaciona diretamente com seus interesses ou experiências prévias. Para enfrentar esse desafio, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, desenvolvida junto a uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Pernambuco, integrando elementos da cultura cinematográfica ao ensino formal. A sequência didática foi composta por três encontros pedagógicos e um estudo de caso, nos quais os estudantes foram desafiados a resolver o “assassinato do Homem de Ferro” com base nos princípios da eletroquímica. As atividades foram planejadas para estimular a curiosidade e o engajamento dos alunos, promovendo a construção de conhecimentos por meio de interações significativas com conteúdos anteriormente adquiridos. Os dados foram coletados por meio de registros em diário de bordo, produções escritas e análise da frequência dos estudantes. Os resultados indicaram que os alunos que participaram integralmente das atividades apresentaram maior compreensão dos conceitos de oxirredução, funcionamento de pilhas e baterias, e esquematização de sistemas eletroquímicos. A experiência demonstrou que a utilização de narrativas midiáticas, alinhadas a estratégias de ensino significativas, pode potencializar o interesse, a participação e a apropriação de conteúdos complexos como os da eletroquímica. Concluiu-se, portanto, que a integração entre cinema, aprendizagem significativa e ensino de Química constitui uma alternativa pedagógica eficaz, especialmente, em contextos em que há baixa motivação e dificuldades conceituais entre os estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65954
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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