Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65945

Share on

Title: Autoeficácia acadêmica de estudantes de administração: crenças de capacidade e desempenho no ingresso universitário.
Authors: SANTOS, Magda Torres dos
Keywords: Autoeficácia; Autoeficácia Acadêmica; Desempenho; Motivação; Ingresso Universitário
Issue Date: 18-Aug-2025
Citation: Santos, Magda Torres dos. Autoeficácia acadêmica de estudantes de administração: crenças de capacidade e desempenho no ingresso universitário. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo investigar os níveis de autoeficácia acadêmica entre estudantes ingressantes no curso de Administração do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. A pesquisa utilizou a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (AEFS) de Vieira, Polidoro e Guerreiro-Casanova (2017), como instrumento de mensuração, aplicada a uma amostra representativa de alunos do primeiro período. Os resultados apontaram níveis elevados de autoeficácia acadêmica entre os ingressantes, com diferenças estatisticamente significativas apenas no estado civil, enquanto as demais variáveis sociodemográficas não apresentaram influência relevante. O estudo contribui assim, para a compreensão dos fatores que podem influenciar na permanência e no sucesso acadêmico, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de políticas institucionais de apoio ao estudante.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65945
Appears in Collections:TCC - Administração - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Magda Torres dos Santos.pdf2,18 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons