Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65942

Compartilhe esta página

Título: Mapeamento das demandas de Tecnologia Assistiva de estudantes com deficiência física matriculados na Rede municipal do Recife
Autor(es): SILVA, Suellen Maria da
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva; Educação Inclusiva; Pessoas com Deficiência; Terapia Ocupacional
Data do documento: 7-Ago-2025
Citação: SILVA, Suellen Maria da. Mapeamento das demandas de Tecnologia Assistiva de estudantes com deficiência física matriculados na Rede municipal do Recife.2025. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Introdução: crianças e adolescentes com deficiência física (DF) podem ter comprometimentos na coordenação motora global, na fala e na capacidade de manipular objetos de sua rotina funcionalmente, afetando sua participação em atividades de vida diária e em atividades escolares. Para que estudantes com DF vivenciem, explorem e participem do ambiente educacional, são indispensáveis adequações no ambiente, resultando em alterações na estrutura escolar, disponibilização de recursos de Tecnologia Assistiva (TA); Objetivo: descrever as demandas de Tecnologia Assistiva de estudantes com deficiência física do ensino fundamental 1 de escolas da RPA4 do Recife, a partir do seu perfil sociodemográfico, da saúde e funcional e do desempenho ocupacional em atividades escolares; Método: estudo de campo, transversal, descritivo e quantitativo realizado com 27 estudantes com DF matriculados no ensino fundamental 1 , nas escolas da Região Político Administrativa (RPA) 4 do Recife; Resultados: A maioria dos estudantes são do sexo masculino, de baixa renda, têm a causa da DF de origem neurológica e necessitam de muito suporte na mobilidade funcional, assim como no uso do vaso; Conclusão: destaca-se a necessidade de auxílio para material escolar, adequação da postura sentada e adaptações estruturais para acessibilidade. Esse estudo traduz a realidade dos estudantes com DF do ensino fundamental 1, de apenas uma das 6 RPAs do Recife.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65942
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SUELLEN MARIA DA SILVA.pdf
  Item embargado até 2026-09-11
470,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons