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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARCELINO, Juliana Fonsêca de Queiroz-
dc.contributor.authorSILVA, Suellen Maria da-
dc.date.accessioned2025-09-15T20:46:35Z-
dc.date.available2025-09-15T20:46:35Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.date.submitted2025-09-11-
dc.identifier.citationSILVA, Suellen Maria da. Mapeamento das demandas de Tecnologia Assistiva de estudantes com deficiência física matriculados na Rede municipal do Recife.2025. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65942-
dc.description.abstractIntrodução: crianças e adolescentes com deficiência física (DF) podem ter comprometimentos na coordenação motora global, na fala e na capacidade de manipular objetos de sua rotina funcionalmente, afetando sua participação em atividades de vida diária e em atividades escolares. Para que estudantes com DF vivenciem, explorem e participem do ambiente educacional, são indispensáveis adequações no ambiente, resultando em alterações na estrutura escolar, disponibilização de recursos de Tecnologia Assistiva (TA); Objetivo: descrever as demandas de Tecnologia Assistiva de estudantes com deficiência física do ensino fundamental 1 de escolas da RPA4 do Recife, a partir do seu perfil sociodemográfico, da saúde e funcional e do desempenho ocupacional em atividades escolares; Método: estudo de campo, transversal, descritivo e quantitativo realizado com 27 estudantes com DF matriculados no ensino fundamental 1 , nas escolas da Região Político Administrativa (RPA) 4 do Recife; Resultados: A maioria dos estudantes são do sexo masculino, de baixa renda, têm a causa da DF de origem neurológica e necessitam de muito suporte na mobilidade funcional, assim como no uso do vaso; Conclusão: destaca-se a necessidade de auxílio para material escolar, adequação da postura sentada e adaptações estruturais para acessibilidade. Esse estudo traduz a realidade dos estudantes com DF do ensino fundamental 1, de apenas uma das 6 RPAs do Recife.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectPessoas com Deficiênciapt_BR
dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.titleMapeamento das demandas de Tecnologia Assistiva de estudantes com deficiência física matriculados na Rede municipal do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3344486616150063pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0812126417726702pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Children and adolescents with physical disabilities (PD) may have difficulties with gross motor coordination, speech, and the functional ability to manipulate everyday objects, compromising their participation in school and daily life activities. For students with PD to experience, explore, and participate in the educational environment, the environment must be adapted to meet their individual needs, resulting in changes to the school structure and the provision of Assistive Technology (AT) resources. Objective: To describe the Assistive Technology demands of students with physical disabilities in the early years of elementary school in schools in Recife's RPA4 region, based on their sociodemographic, health, and functional profiles, as well as their occupational performance in school activities. Method: A cross-sectional, descriptive, and quantitative field study was conducted with 27 students with PD enrolled in the early years of elementary school in schools in Recife's Political-Administrative Region (RPA) 4. Results: Most students are male, low-income, have neurological causes of SCD, and require significant support for functional mobility and toileting. Conclusion: The need for assistance with school supplies, improved sitting posture, and structural adaptations for accessibility is highlighted. This study does not capture the entire universe of students with SCD in the early grades of elementary school in Recife, which has six RPAs.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-2573-6534pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Terapia Ocupacional

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