Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65932
Share on
Title: | Programa Infância na Creche: Um olhar para a parceria público-privada na educação infantil do Recife. |
Authors: | GROTH, Clara Siqueira |
Keywords: | educação infantil; creches; neoliberalismo; parcerias público-privadas; gestão escolar |
Issue Date: | 18-Aug-2025 |
Citation: | Groth, Clara Siqueira . Programa Infância na Creche: Um olhar para a parceria público-privada na educação infantil do Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Esta pesquisa discute as parcerias público-privadas na educação adotadas pela Prefeitura do Recife no contexto do Programa infância na Creche. Este programa é uma política pública que prevê a ampliação das vagas na educação infantil por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para a construção ou ampliação de creches. Este estudo foi realizado em duas creches municipais perpassadas pelo programa. A abordagem desta investigação educacional é qualitativa, para a coleta de dados elegeu-se a técnica da entrevista semi estruturada (Minayo, 2002) utilizando como instrumento um roteiro de questões semi-abertas com a finalidade de nortear a entrevista. Os sujeitos da pesquisa foram profissionais da gestão escolar e uma mãe representante da comunidade atendida, na análise dos achados mobilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2016), tomando o Programa Infância na Creche enquanto objeto. Os principais achados apontam fragilidades significativas no processo de implementação do programa, como a ausência de diálogo com a gestão escolar, a não participação da da comunidade escolar na elaboração do projeto e o desconhecimento parcial ou total dos sujeitos entrevistados sobre o funcionamento e os objetivos da política pública. Assim, o programa reflete o avanço da lógica neoliberal tendendo a comprometer a gestão democrática e a transformar a creche em um espaço subordinado à lógica do lucro ao invés de um espaço de construção coletiva de um projeto educacional para as infâncias. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65932 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_CLARA_SIQUEIRA_GROTH_versão para depósito_assinado.pdf | 372,22 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License