Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65927

Share on

Title: Análise de suscetibilidade a deslizamentos com aplicação da metodologia do processo de análise hierárquica (AHP) em encostas do bairro de Passarinho, Recife-PE
Authors: COSTA, Letícia Gomes de França
Keywords: Suscetibilidade; Movimentos de massa; Análise multicritério; AHP
Issue Date: 5-Sep-2025
Citation: COSTA, Letícia Gomes de França. Análise de suscetibilidade a deslizamentos com aplicação da metodologia do processo de análise hierárquica (AHP) em encostas do bairro de Passarinho, Recife-PE. 2025. 89 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O Brasil está no ranking dos 10 países com maior área afetada por eventos de movimento de massa segundo dados de 2023 da Academia Brasileira de Ciências e estão incluídos nessa estatística os morros da Região Metropolitana do Recife (RMR). O processo de ocupação da região foi marcado por uma urbanização não planejada, na qual foram realizados cortes e aterros não projetados, além da ausência de sistema de drenagem, fatores primordiais para a instabilidade dos taludes. A chuva desponta como o principal gatilho para os deslizamentos na cidade. O objetivo da pesquisa é aplicar análise feita a partir do método de Processo de Análise Hierárquica (AHP) para avaliar o nível de suscetibilidade de ocorrência de deslizamento, levando em consideração indicadores como declividade, uso e cobertura do solo, nível d’água, material e estrutura geológica e utilizando ferramentas de software para este fim. Para atingir os objetivos da pesquisa, a primeira etapa foi a continuidade da coleta de dados socio-geotécnicos em campo, que foram inseridos nos aplicativos QField e posteriormente no QGis. Também foram realizados ensaios de caracterização em amostras de solo coletadas previamente, incluindo ensaios de Limite de Liquidez e Plasticidade, além da obtenção da Curva Característica de Sucção. Com base nos dados coletados, foram determinadas as características dos indicadores para as ruas do Alto da Telha, no bairro do Passarinho, resultando na classificação dos graus de suscetibilidade em baixo, médio, alto e muito alto. Os ensaios de liquidez e plasticidade indicaram solos com características arenosas e argilosas, o que era esperado para uma área pertencente à Formação Barreiras, e as curvas características validam essa informação. O processo mostrou que nas encostas, a maior parte das residências obtiveram grau de suscetibilidade baixa, com 51,6%, no entanto, o grau de suscetibilidade muito também também representaram umm valor considerável, com 42,2% das residências. Para os taludes de corte e aterro, preponderaram as classificações média e muito alta, com 82,2% para grau de suscetibilidade muito alto para taludes de corte e 63% para taludes de aterro. A aplicação do método AHP por meio do QGIS mostrou-se adequada para a análise de suscetibilidade ao deslizamento. A integração de dados socio-geotécnicos e o uso de ferramentas de geoprocessamento possibilitaram a elaboração de mapas temáticos com boa representatividade. Apesar de limitações como a quantidade de dados disponíveis e a subjetividade inerente ao método AHP, os resultados obtidos demonstraram coerência com a realidade local, indicando que a abordagem metodológica foi eficaz para os objetivos propostos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65927
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Letícia Gomes de França Costa.pdf5,79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons