Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65899

Share on

Title: Contribuições da oficina temática aromas para à aprendizagem de química orgânica.
Authors: CAMPOS, João Pedro da Silva Campos
Keywords: Ensino de Química; Temática aromas; Funções orgânicas; Metodologias ativas; Aprendizagem significativa
Issue Date: 21-Aug-2025
Citation: CAMPOS, João Pedro da Silva. Contribuições da oficina temática aromas para à aprendizagem de química orgânica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de Química Orgânica baseada na abordagem temática “Aromas”, aplicada por meio de uma oficina prática de fabricação de velas aromáticas. A pesquisa, de caráter qualitativo e descritivo, foi realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de tempo integral, com o objetivo de verificar as contribuições dessa metodologia para uma possível aprendizagem significativa. A oficina foi desenvolvida em três etapas: problematização inicial, revisão teórica e aplicação prática, e integração entre teoria e prática. Utilizou-se a aplicação de pré e pós-testes para diagnosticar o conhecimento prévio e avaliar os avanços conceituais. Os resultados indicaram melhora expressiva na compreensão e identificação de funções orgânicas, bem como no entendimento da relação entre estrutura molecular e propriedades físico-químicas, evidenciando o potencial da contextualização e das metodologias ativas no ensino de Química. Conclui-se que o uso de oficinas temáticas, especialmente com temas do cotidiano, favorece o protagonismo estudantil, aproxima teoria e prática e contribui para superar lacunas do ensino tradicional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65899
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JOAOPEDROCAMPOS.pdf921,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons