Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65884

Share on

Title: Desenvolvimento de jogos digitais para crianças e adolescentes : um guia de práticas éticas para desenvolvedores
Authors: BARRETO, Natália Ribeiro
Keywords: Crianças e adolescentes; Ética; Jogos digitais; Legislação; Design dark patterns; Boas práticas
Issue Date: 29-Apr-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: BARRETO, Natália Ribeiro. Desenvolvimento de jogos digitais para crianças e adolescentes: um guia de práticas éticas para desenvolvedores. 2025. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Crianças e adolescentes são usuários ativos e altamente engajados no consumo de jogos digitais. Nos últimos anos, à medida que o volume de dados compartilhados e a exposição online desses usuários aumentam, intensificam-se os debates globais sobre violações dos direitos das crianças no ambiente virtual e a necessidade de regulamentar práticas éticas no design de jogos voltados a esse público. Observa-se uma lacuna entre os princípios éticos, as exigências legais e algumas decisões tomadas pelo mercado de jogos. Este trabalho propõe um guia de boas práticas éticas para servir como suporte de orientação aos desenvolvedores independentes de jogos. Para isso, compilamos a legislação pertinente e as recomendações da literatura sobre jogos — com ênfase em design dark patterns — elaborando uma lista de hipóteses que foi submetida a um grupo de desenvolvedores por meio de um survey para validação. Como resultado, elegemos 48 boas práticas, organizadas em 9 categorias e apontamos quais foram consideradas mais relevantes pelos desenvolvedores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65884
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Natalia Ribeiro Barreto.pdf25,48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons