Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65845

Compartilhe esta página

Título: Concepções de licenciandos em química sobre alfabetização científica e tecnológica (ACT) e suas implicações para a ação docente em construção.
Autor(es): SILVA, Dorothy Reinaldo da
Palavras-chave: Alfabetização científica e tecnológica; Eixos de alfabetização científica; Indicadores de alfabetização científica
Data do documento: 13-Ago-2025
Citação: SILVA, Dorothy Reinaldo da. Concepções de licenciandos em química sobre alfabetização científica e tecnológica (ACT) e suas implicações para a ação docente em construção. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Química - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho investigou as concepções de licenciandos em Química da Universidade Federal de Pernambuco sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) e sua relação com a formação inicial docente. Com base em uma abordagem qualitativa com aspectos quantitativos, buscou-se compreender como esses futuros professores percebem a importância da ACT para uma educação científica voltada à formação cidadã. Participaram da pesquisa 24 licenciandos em Química a partir do 5º período que responderam a um questionário de Escala Likert no qual deveriam se posicionar de acordo com o nível de concordância em relação às assertivas sobre ACT. A análise tomou como referencias os eixos estruturantes da alfabetização científica (AC) de Sasseron e carvalho (2008). Os resultados revelaram que, embora os licenciandos reconheçam a relevância da ACT para o ensino de Química, ainda apresentam compreensões limitadas quanto ao caráter investigativo e socialmente contextualizado da ciência. O estudo reforça o papel da ACT na construção de uma educação que valorize o pensamento crítico, a autonomia e o compromisso social dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65845
Aparece nas coleções:(TCC) - Química (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Dorothy Reinaldo da Silva.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons