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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65837

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Title: Intervenções com leitura compartilhada entre cuidadores e crianças na primeira infância e resultados no desenvolvimento infantill: revisão integrativa
Authors: SILVA, Beatriz Rodrigues da
OLIVEIRA, Cibelle Nogueira de
Keywords: Leitura compartilhada; Desenvolvimento infantil; Primeira infância; Cuidadores; Promoção da saúde
Issue Date: 12-Aug-2025
Citation: SILVA, Beatriz Rodrigues da; OLIVEIRA, Cibelle Nogueira de. Intervenções com leitura compartilhada entre cuidadores e crianças na primeira infância e resultados no desenvolvimento infantil: revisão integrativa. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A primeira infância é um período crítico para o desenvolvimento cognitivo, social e linguístico, sendo influenciada por estímulos afetivos e culturais oferecidos pelos seus cuidadores. A leitura compartilhada entre cuidadores e crianças emerge como uma prática acessível e promissora na promoção do desenvolvimento infantil. Este estudo teve como objetivo mapear evidências da literatura acerca de temas e estratégias que compreendam o desenvolvimento infantil, a interação entre os pais e as crianças e os benefícios a longo prazo dessa prática. Trata-se de uma revisão integrativa conduzida conforme a metodologia de Whittemore Knafl 2005, através da busca de artigos científicos disponíveis nas bases Scopus e PubMed, com o auxílio do software gratuito Rayyan. Foram incluídos 22 estudos que atenderam aos critérios de elegibilidade. Os resultados apontam que a maioria das intervenções foram realizadas no ambiente domiciliar, com uso de livros ilustrados, vídeos explicativos e materiais de apoio, promovendo ganhos significativos no vocabulário, na cognição, na atenção e no fortalecimento do vínculo afetivo. Apesar dos benefícios, destacam-se desafios como a falta de tempo dos cuidadores,o uso excessivo de telas e a dificuldade de acesso a materiais de leitura em contextos vulneráveis. Portanto, este estudo reforça a importância da inclusão dessa abordagem no cotidiano infantil já nos primeiros anos de vida e pode ser incorporada nas práticas educativas em saúde, especialmente por enfermeiros na atenção primária, proporcionando apoio ao desenvolvimento infantil e para promoção de vínculos afetivos fortalecidos no cotidiano.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65837
Appears in Collections:(TCC) - Enfermagem

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