Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65808

Compartilhe esta página

Título: Minicurso de observação solar no ensino médio: simulação e prática.
Autor(es): PEREIRA, Anderson Soares
Palavras-chave: Astronomia; Ensino médio; Telescópio; Observação solar
Data do documento: 16-Jul-2025
Citação: PEREIRA, Anderson Soares. Minicurso de observação solar no ensino médio: simulação e prática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este trabalho teve como foco promover o interesse e a aprendizagem dos estudantes pela astronomia, estimulando a troca de conhecimentos e incentivando a prática observacional de fenômenos astronômicos no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa participante com abordagem qualitativa, fundamentada na perspectiva sociointeracionista, realizada ao longo de três dias com estudantes do terceiro ano do ensino médio. A metodologia incluiu questionários diagnósticos, simulações digitais e observações práticas do Sol com telescópio. A análise das concepções iniciais dos estudantes revelou que alguns apresentaram entendimentos corretos, enquanto outros demonstraram conhecimentos parciais ou ingênuos sobre temas relacionados à astronomia. As atividades práticas e interativas mostraram-se eficazes na ampliação da compreensão e do interesse dos participantes. Conclui-se que experiências observacionais, apoiadas por recursos tecnológicos e mediação dialógica, contribuem significativamente para o desenvolvimento do pensamento científico e o interesse pela astronomia. Os estudantes puderam participar ativamente, discutir e aplicar os conhecimentos adquiridos durante o minicurso de observação solar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65808
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Anderson Soares Pereira.pdf6,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons