Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65807

Compartilhe esta página

Título: Inclusão de pessoas autistas na educação básica: panorama dos TCCs produzidos nas licenciaturas do Centro Acadêmico do Agreste.
Autor(es): SILVA FILHO, João Batista da
Palavras-chave: Ensino Inclusivo de Ciências e Matemática; Transtorno do Espectro Autista; Trabalhos de Conclusão de Curso; Educação Inclusiva
Data do documento: 15-Ago-2025
Citação: SILVA FILHO, João Batista da. Inclusão de pessoas autistas na educação básica: panorama dos TCCs produzidos nas licenciaturas do Centro Acadêmico do Agreste. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025
Abstract: O presente trabalho teve como intenção, para o processo de investigação, analisar nos cursos de licenciatura em Física, Química e Matemática, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que tenham realizado pesquisas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante desse desejo, surgiu o seguinte questionamento: quais as contribuições realizadas nos TCCs dos cursos de Licenciatura em Física, Química e Matemática do CAA para o ensino de pessoas autistas? Percebemos então, a pertinência de tomar como objetivo geral: Analisar, a partir de um levantamento no repositório do Centro Acadêmico do Agreste, os trabalhos que apresentem contribuições para o ensino de ciências e matemática aos alunos com Transtorno do Espectro Autista e nesse caminhar, foi definida a abordagem qualitativa de pesquisa, com identificação e análise dos TCCs a partir do repositório do Centro Acadêmico do Agreste, mais especificamente, de três dos cursos que compõem o Núcleo de Formação Docente. A escolha de apenas três cursos deve-se ao fato da proximidade científica entre as áreas. Para tanto, ao longo do trabalho, são apresentadas leis que garantem a inclusão e o direito de um ambiente escolar inclusivo, tal como, a problemática do ensino de Ciências e Matemática para os estudantes com TEA. No Repositório Digital da UFPE/CAA, na seção do Núcleo de Formação Docente (NFD), focamos nos TCCs que abordassem a temática do autismo. A pesquisa mostrou que ainda temos uma pequena quantidade de trabalhos realizados pelos discentes na área da educação inclusiva e ainda menor, no que diz respeito ao ensino ciências e matemática que tratem sobre TEA. Desse modo, a escassez de trabalhos na área da temática central de nossa investigação, indica que precisam ser desenvolvidas, ainda, mais pesquisas, seja teórica ou de campo, para que novas formas de trabalhar o ensino inclusivo de ciências e matemática, sejam produzidas, ampliando as possibilidades de se ter uma educação inclusiva, com reconhecimento do direito a produção do conhecimento pelos estudantes atípicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65807
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC João Batista da Silva Filho.pdf287,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons