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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65761
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Título: | Os benefícios da natação no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o transtorno do espectro autista |
Autor(es): | MANTA, Álvaro |
Palavras-chave: | Natação; Transtorno do Espectro Autista; Habilidades sociais; Inclusão; Crianças |
Data do documento: | 7-Ago-2025 |
Citação: | MANTA, Álvaro. Os benefícios da natação no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o transtorno do espectro autista. 2025. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O presente estudo investiga os benefícios da prática da natação no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa adota o método de revisão integrativa da literatura, permitindo uma análise crítica e abrangente de estudos nacionais e internacionais publicados nos últimos quinze anos. Foram selecionados dez artigos que tratam da natação como intervenção principal ou complementar no processo de socialização de crianças com TEA. Os resultados revelam que a natação oferece vantagens significativas tanto no aspecto físico quanto emocional e social, favorecendo a interação entre pares, a comunicação não verbal, o desenvolvimento da autonomia e o fortalecimento da autoestima. O ambiente aquático, por suas propriedades sensoriais, contribui para a autorregulação e redução de comportamentos estereotipados, aspectos frequentemente desafiadores em crianças com o transtorno. Além disso, as aulas de natação, especialmente aquelas com metodologias lúdicas e adaptadas, se mostram eficazes na promoção da inclusão social, quando mediadas por profissionais capacitados. A conclusão aponta que a natação pode ser uma ferramenta poderosa no contexto educacional e terapêutico, ao estimular não apenas o desenvolvimento psicomotor, mas também ao facilitar a construção de vínculos sociais. O estudo reforça a necessidade de ampliar o acesso a programas de natação inclusiva, considerando seu potencial como estratégia complementar no cuidado e desenvolvimento integral de crianças com TEA. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65761 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
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