Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65759

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWANDERLEY, Débora-
dc.contributor.authorXISTO, Bruna-
dc.date.accessioned2025-09-03T19:57:06Z-
dc.date.available2025-09-03T19:57:06Z-
dc.date.issued2025-08-11-
dc.date.submitted2025-09-01-
dc.identifier.citationXISTO, Bruna. Perspectiva étnico-racial entre docentes do curso de Fisioterapia. 2025. 9 f. TCC (Graduação) - Curso de Fisioterapia, Centro de Ciencias da Saude, Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. Citação com autor incluído no texto: Xisto (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65759-
dc.description9,9pt_BR
dc.description.abstractA formação de profissionais de saúde deve ampliar e aprofundar a discussão sobre as relações étnico-raciais, reconhecendo as barreiras que o racismo representa ao acesso à saúde e o papel que desempenha como determinante de saúde da população negra. O objetivo deste projeto foi conhecer as percepções dos docentes do Curso de Fisioterapia sobre a importância da temática étnico-racial na oferta de conteúdos e práticas profissionais antirracistas em saúde. Foi realizado um estudo observacional qualitativo utilizando dados secundários de um projeto de extensão, do qual participaram docentes do curso de Fisioterapia da UFPE. Para a apreensão do corpus textual foi utilizado um roteiro semiestruturado, no qual os participantes escreveram livremente, respondendo às perguntas sobre questões étnico-raciais e saúde. O estudo analisou 55 participantes, majoritariamente brancos, pertencentes à etnia branca e mulheres cis. A maioria reconheceu relação entre Raça/Cor/Etnia e saúde, além de racismo no SUS e no curso de Fisioterapia. Embora a maioria dos docentes tenha reconhecido o racismo em respostas objetivas, muitos discursos negaram sua existência ou limitaram a discussão à dimensão biológica. Essa contradição revelou a invisibilidade da população negra e a presença de um racismo estrutural ainda não plenamente reconhecido na formação em saúde. Além disso, muitos docentes adotaram uma visão biológica da raça, reforçando o racismo estrutural e biológico. As percepções dos docentes sobre a inclusão da temática étnico-racial na formação em saúde são essenciais para sua valorização no ensino. Apesar do reconhecimento da importância dessa questão, discursos e práticas que perpetuam o racismo ainda prevalecem. O racismo estrutural se manifesta por meio de micro agressões e currículos que não incorporam plenamente as questões raciais, comprometendo a equidade e a inclusão no ambiente universitário.pt_BR
dc.format.extent9 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurso de Fisioterapiapt_BR
dc.subject; Saúde da população negrapt_BR
dc.titlePerspectiva étnico-racial entre docentes do curso de Fisioterapiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7836885145093386pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1745275017283903pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DFS) - Departamento de Fisioterapia pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Fisioterapiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-7099-0121pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA XISTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdf
  Item embargado até 2026-09-02
162,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons