Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65759
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | WANDERLEY, Débora | - |
dc.contributor.author | XISTO, Bruna | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-03T19:57:06Z | - |
dc.date.available | 2025-09-03T19:57:06Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-11 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-01 | - |
dc.identifier.citation | XISTO, Bruna. Perspectiva étnico-racial entre docentes do curso de Fisioterapia. 2025. 9 f. TCC (Graduação) - Curso de Fisioterapia, Centro de Ciencias da Saude, Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. Citação com autor incluído no texto: Xisto (2025) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65759 | - |
dc.description | 9,9 | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação de profissionais de saúde deve ampliar e aprofundar a discussão sobre as relações étnico-raciais, reconhecendo as barreiras que o racismo representa ao acesso à saúde e o papel que desempenha como determinante de saúde da população negra. O objetivo deste projeto foi conhecer as percepções dos docentes do Curso de Fisioterapia sobre a importância da temática étnico-racial na oferta de conteúdos e práticas profissionais antirracistas em saúde. Foi realizado um estudo observacional qualitativo utilizando dados secundários de um projeto de extensão, do qual participaram docentes do curso de Fisioterapia da UFPE. Para a apreensão do corpus textual foi utilizado um roteiro semiestruturado, no qual os participantes escreveram livremente, respondendo às perguntas sobre questões étnico-raciais e saúde. O estudo analisou 55 participantes, majoritariamente brancos, pertencentes à etnia branca e mulheres cis. A maioria reconheceu relação entre Raça/Cor/Etnia e saúde, além de racismo no SUS e no curso de Fisioterapia. Embora a maioria dos docentes tenha reconhecido o racismo em respostas objetivas, muitos discursos negaram sua existência ou limitaram a discussão à dimensão biológica. Essa contradição revelou a invisibilidade da população negra e a presença de um racismo estrutural ainda não plenamente reconhecido na formação em saúde. Além disso, muitos docentes adotaram uma visão biológica da raça, reforçando o racismo estrutural e biológico. As percepções dos docentes sobre a inclusão da temática étnico-racial na formação em saúde são essenciais para sua valorização no ensino. Apesar do reconhecimento da importância dessa questão, discursos e práticas que perpetuam o racismo ainda prevalecem. O racismo estrutural se manifesta por meio de micro agressões e currículos que não incorporam plenamente as questões raciais, comprometendo a equidade e a inclusão no ambiente universitário. | pt_BR |
dc.format.extent | 9 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Curso de Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject | ; Saúde da população negra | pt_BR |
dc.title | Perspectiva étnico-racial entre docentes do curso de Fisioterapia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7836885145093386 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1745275017283903 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DFS) - Departamento de Fisioterapia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Fisioterapia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0001-7099-0121 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Fisioterapia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRUNA XISTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdf Item embargado até 2026-09-02 | 162,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons